Olimpíadas 2016

Grávida, apresentadora dos EUA diz que não irá a Rio-2016 devido ao Zika

REUTERS/Brendan McDermid
Apresentadora norte-americana Savannah Guthrie, que disse que não virá ao Rio por causa do medo do zika vírus imagem: REUTERS/Brendan McDermid

Da Reuters

Em Nova York (EUA)

A co-apresentadora do programa Today, da rede norte-americana NBC, Savannah Guthrie disse nesta terça-feira (7) que está grávida e não viajará ao Brasil para cobrir os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em agosto deste ano, por causa de preocupações com o Zika vírus, que possui ligação com casos de microcefalia em bebês.

"Não poderei ir ao Rio", disse Savannah aos telespectadores do programa matinal. "Os médicos disseram que não devo, devido ao Zika vírus".

Savannah, de 44 anos, contou que está esperando seu segundo filho para o final do ano.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos aconselhou mulheres grávidas a não viajaram para áreas onde há transmissão ativa do Zika, com base em evidências de que o vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti pode provocar microcefalia.

O Brasil é o país mais afetado pelo vírus que se espalha nas Américas, e já confirmou mais de 1.400 casos de microcefalia.

Mais cedo nesta terça-feira, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que seu comitê de emergência para o Zika realizará uma reunião regular na próxima semana para rever suas recomendações sobre a doença, inclusive com relação aos Jogos Olímpicos do Rio.

Topo