Olimpíadas 2016

Último registro: Ali fez sessão de fotos dois meses antes da morte; veja

David Kadlubowski / AP
Muhammad Ali é acompanhado por familiares em uma de suas internações, em 2012 imagem: David Kadlubowski / AP

Do UOL, em São Paulo

Há dois meses, o fotógrafo britânico Zenon Teixeira viajou a Phoenix (EUA) para fazer sessão de fotos com a lenda do boxe Muhammad Ali.

Os registros mostram um homem envelhecido, de 74 anos, e afetado pelo mal de Parkinson, contra o qual o norte-americano lutou desde a década de 1980, mas também revelam, como dito pelo próprio autor dos cliques, que “uma faísca” do velho campeão ainda estava acesa.

Após a morte de Ali, na madrugada do último sábado (4), Teixeira contou ao jornal inglês The Sun como se deu o ensaio com o ex-pugilista. Disse que teve medo de Muhammad não ter condições de participar da sessão de fotos, mas logo mudou de ideia ao ver como o ex-peso pesado estava se sentindo bem e descansado.

E acrescentou: “Sua pele brilhava e ele estava com óculos escuros cobrindo seus olhos. Foi ajudado a se sentar em uma poltrona, e deu para ver o quão frágil este homem se tornou. Disseram-me que ele entende tudo o que falam, ainda que não possa responder”.

O The Sun utilizou uma das fotos do ensaio em sua capa, nesta segunda-feira (06). “Dignidade no retrato final. Ali no seu fim”, diz a manchete. Veja abaixo

 

Topo