! Atletas homenageiam Muhammad Ali no Twitter. Pelé se despede de "herói" - 04/06/2016 - UOL Olimpíadas

Olimpíadas 2016

Atletas homenageiam Muhammad Ali no Twitter. Pelé se despede de "herói"

Do UOL, em São Paulo

O ex-jogador de futebol Pelé não poderia deixar de homenagear aquele que é apontado ao seu lado como maior esportista de todos os tempos. Em mensagem postada no Facebook, o brasileiro se referiu a Muhammad Ali como seu “amigo, herói e ídolo” e prestou um tributo ao boxeador que morreu na madrugada deste sábado.

“O universo do esporte sofre uma grande perda. Muhammad Ali era meu amigo, meu ídolo, meu herói. Passamos muitos momentos juntos e sempre mantivemos contatos todos esses anos. A tristeza é enorme. Desejo que ele descanse junto a Deus e amor e força à sua família”, disse Pelé na mensagem.

Ali também recebeu diversas homenagens de outros atletas. Entre os lutadores de MMA, o boxeador foi chamado de “ídolo”, “guerreiro” e “inspiração”.

“Um dos meus ídolos faleceu hoje. Não tive a honra de vê-lo lutar ao vivo, mas vi muitos vídeos e aprendi muito com ele”, disse José Aldo.

“Obrigado, Muhammad Ali, grande guerreiro, campeão e inspiração, descanse em paz”, declarou Thiago Marreta.

“Um dos meus heróis se foi. Descanse em paz”, lamentou Roger Gracie, em português e em inglês, no Twitter.

Entre os astros estrangeiros do MMA, Conor McGregor colocou Ali como o maior pugilista da história. “Ninguém jamais chegará nem perto da grandeza deste homem. E se chegar, é melhor acordar e pedir desculpas”, disse o irlandês.

Jon Jones chamou Muhammad Ali de “maior inpiração”. Já Dana White, o homem-forte do UFC, publicou uma foto do ex-pugilista.

Muhammad Ali estava internado desde a quinta-feira em decorrência de problemas respiratórios. Foi a última de diversas internações pelas quais passou o norte-americano nos últimos anos por problemas como pneumonia e infecção urinária. Há mais de três décadas ele sofria de mal de Parkinson, e suas aparições públicas estavam cada vez mais raras.

Medalhista de ouro nos Jogos de Roma-1960, em sua única participação olímpica, Ali logo tornou-se pugilista profissional. O primeiro de seus três títulos internacionais foi conquistado em 1964. Ele terminou a carreira com 56 vitórias, 37 delas por nocaute, após 61 lutas.

Fora dos ringues, Ali se destacou por seu ativismo político. Ele, por exemplo, se recusou a integrar o exército dos Estados Unidos em oposição à Guerra do Vietnã, sendo sentenciado à prisão e suspenso do boxe por três anos pelo estado de Nova York em 1967.

Confira outras homenagens de personalidades a Muhammad Ali nas redes sociais:

Maradona: "Se foi o melhor de todos os tempos, com muita diferença. Foi o único homem que fez meu pai chorar ao vivo quando o viu na luta entre Sugar Ray Leonard e Tommy Herns, em Las Vegas, em 1981. Como não vou sentir essa perda, se ele era quem meu velho mais admirava? No ringue era um bailarino. Se foi seguramente porque não podia nos dar mais alegrias. Minhas condolências à sua família."

Paul McCartney compartilhou foto de Ali com os Beatles, acompanhada da mensagem: "Caro Muhammad Ali. Eu amei esse homem. Ele foi grande do primeiro dia que eu o encontrei, em Miami, e nas numerosas ocasiões que eu cruzei com ele ao longo dos anos. Além de ser o maior boxeador, ele era um homem lindo, amável, com um grande senso de humor, que frequentemente tiraria um baralho do bolso, independente de quão elegante fosse a ocasião, e faria um truque com cartas para você. O mundo perdeu um homem verdadeiramente grande. Amor, Paul".

Topo