Olimpíadas 2016

Rio-2016 diz que velódromo fica pronto em junho e Zika não é ameaça

André Motta/Heusi Action/Brasil2016.gov.br
O velódromo e a alameda que servirá para o trânsito de espectadores pelas instalações do Praque Olímpico imagem: André Motta/Heusi Action/Brasil2016.gov.br

Da Reuters, em Lausanne (Suíça)

O velódromo do Rio de Janeiro ficará pronto neste mês para atletas começarem a treinar para os Jogos do Rio-2016, disseram os organizadores da Olimpíada nesta quinta-feira, garantindo que o projeto mais atrasado da competição estará concluído dois meses antes da abertura do evento.

A Prefeitura do Rio informou na segunda-feira que cancelou o contrato com a empreiteira responsável pela construção do velódromo, após a firma decretar falência, e repassou a obra para uma outra construtora.

"Esse é um dos pontos que explicamos ao Comitê Olímpico Internacional (COI)", disse o presidente do comitê organizador Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, após apresentar o relatório final de progresso ao comitê executivo do COI. Os Jogos começam em 5 de agosto.

"O prefeito do Rio (Eduardo Paes) estava lá (via videoconferência) para providenciar essas respostas. No final de junho estará uma condição para que atletas treinem lá", afirmou sobre o velódromo, que fica no Parque Olímpico da Barra da Tijuca.

O velódromo é a arena olímpica permanente mais atrasada do Rio, e um evento teste de ciclismo indoor planejado para o final de abril foi cancelado em março, já que a arena não estava pronta.

"O prefeito deu estas garantias porque está no comando da construção. Eles mudaram a companhia e ele apresentou isto claramente ao COI", disse Nuzman.

Zika vírus

Nuzman também disse que o Zika vírus, ligado a milhares de casos de malformação cerebral em bebês no Brasil, não será uma ameaça aos Jogos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o vírus não apresenta um risco de saúde em que seria necessário adiar ou transferir os Jogos, disse.

O dirigente brasileiro disse que diversos atletas de ponta, incluindo Novak Djokovic, Neymar e Usain Bolt, disseram que não estão preocupados com o Zika. Segundo ele, não há sinais de que o vírus está afastando atletas dos Jogos.

Topo