Seleção de basquete veta namoro em concentração e "controla" fotos sensuais
Há quatro anos, a seleção brasileira feminina de basquete viveu uma crise de grandes proporções após a ala Iziane ser flagrada na concentração na França com seu namorado e ser cortada às vésperas do início dos Jogos Olímpicos de Londres, deixando a equipe nacional com uma jogadora a menos para a competição.
Para evitar que tal problema se repita para a Olimpíada do Rio de Janeiro, a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) criou uma cartilha com regras para serem seguidas por todas as convocadas, que foram anunciadas na manhã de terça-feira. E entre os itens está a proibição de levar companheiros para o hotel.
"Temos regras que precisam ser seguidas e disso não vamos abrir mão. As jogadoras precisam ter a consciência de que estão representando o Brasil e é necessário manter um bom ambiente. Não pode levar namorado, hotel é local de concentração, assim como não podem levar parentes ou amigos dentro do ônibus, por exemplo", disse Adriana Santos, coordenadora de seleções femininas, ao UOL Esporte.
Também faz parte da lista de recomendações um cuidado extremo com o uso das redes sociais para não haver uma exposição desnecessária antes e durante a competição.
"Nossa assessoria de imprensa está fazendo um trabalho com as jogadoras voltado para esta parte. Por exemplo, não acho que seja bom uma atleta posar uma foto em uma pose mais sensual. Qual a necessidade disso? Não se trata de adotar uma postura de general, mas é bom evitar que possa surgir qualquer polêmica que não vai ajudar em nada", completou a coordenadora.
"Quando elas estão em seus clubes e fora da seleção, não é nossa responsabilidade. Mas aqui é importante zelar por este bem-estar dentro do grupo", disse Adriana.