Olimpíadas 2016

#SemanaOlímpica38 Velhas rivais voltam a incomodar em prévias da Rio-16

Divulgação/FIVB
Larissa não consegue passar por bloqueio de Walsh no Grand Slam de Moscou imagem: Divulgação/FIVB

Do UOL, em São Paulo

Confira o que de mais relevante ocorreu no esporte olímpico entre os dias 23 e 29 de maio.

1 - Mayra leva prata após derrota para eterna rival no México

Mayra Aguiar mostrou que é forte candidata a levar mais uma medalha olímpica na categoria até 78 kg. Mas se quiser o ouro precisará desbancar a atual campeã olímpica e sua eterna rival Kayla Harrison. Neste fim de semana, elas se enfrentaram na final do Masters de Guadalajara (MEX) e a americana levou o ouro com uma vitória por ippon. Tem agora nove vitórias contra oito da americana.

Quem também saiu com medalha na competição que reúne os 16 melhores do ranking mundial foi Sarah Menezes (até 48 kg), que ficou com a prata após derrota para a japonesa Ami Kondo, também por ippon.

Nas outras 12 categorias, o Brasil passou em branco em torneio que serviu para fechar o ranking mundial, que será fundamental para a convocação da seleção nesta quarta.

2 - Larissa e Talita perdem prévia de possível duelo olímpico

Também candidatas a medalhas no Rio, Larissa e Talita foram superadas por Walsh Ross por 2 sets a 0 (22/20 e 21/17) na final do Grand Slam de Moscou (RUS) de Vôlei de Praia. As duas duplas estão classificadas para a Olimpíada. Essa foi a primeira vez que as brasileiras perderam para as adversárias. Antes, as parceiras haviam jogado duas finais, com 100% de aproveitamento para Larissa e Talita.

3 - Yane vai mal em Mundial após queda de rendimento no fim

Medalhista de bronze em Londres-2012, Yane Marques terminou o Mundial de Moscou (RUS) apenas na 13ª colocação, após um desempenho muito ruim na prova combinada (corrida + tiro). Ela entrou na última etapa na terceira colocação geral, mas foi apenas a 26ª a cruzar a linha de chegada. Ela ficou 44 segundos atrás da campeã, a húngara Sarolta Kovacs. Foi a última grande competição antes da Olimpíada.

4 - Seleção feminina de vôlei vence sem Jaqueline em estreia em 2016

A seleção feminina de vôlei começou a temporada de 2016 com duas vitórias em dois amistosos contra a República Dominicana, que não estará na Olimpíada. Nas duas partidas, a equipe não contou com a presença de Jaqueline, que sofreu uma entorse no joelho esquerdo durante os treinos. A partir de 9 de junho, o time nacional disputa o Grand Prix.

5 - Medalhas serão lançadas a 50 dias dos Jogos

O Comitê Rio-2016 aproveitará a marca da contagem regressiva de 50 dias para os Jogos Olímpicos em 16 de junho para apresentar as medalhas da Olimpíada e da Paraolimpíada. Elas estão sendo fabricados pela Casa da Moeda.

6 - Velejadores portugueses encontram TV em raia dos Jogos

Os portugueses Jorge Lima e José Costa, classificados para a disputa da classe 49er na Olimpíada, fizeram treinos no Rio e se revoltaram após encontrar uma carcaça de TV boiando na Baía de Guanabara. "Ficamos tristes por ver que nem mesmo com os Jogos Olímpicos na sua terra as coisas pouco melhoraram, houve treinos em que estivemos mais preocupados em desviar dos sacos de plásticos e televisões (foto) do que com o vento. A cidade realmente é maravilhosa, mas o seu povo deixou de cuidar dela!", escreveram no Facebook.

7 - Brasil vai ampliando equipe de atletismo no Rio de Janeiro

Mais dois atletas do país asseguraram vaga olímpica na semana. Darlan Romani obteve o índice no arremesso de peso e Juliana dos Santos, esposa de Marílson Gomes dos Santos, fez a marca nos 3.000 m com obstáculo. O prazo para os brasileiros conseguirem a classificação termina em 3 de julho.

8 - Rival de Bolt mostra que está faminto por ouro

Maior adversário de Usain Bolt, Justin Gatlin venceu os 100m rasos em uma forte etapa da Liga de Diamante em Eugene (EUA) com a marca de 9s88. O tempo é o melhor registrado no ano, mas não será validado pela Associação das Federações Internacionais de Atletismo (Iaaf) por ter sido com a velocidade do vento maior que a permitida. Assim, o recorde em 2016 segue com Femi Ogunode, com 9s91. Asafa Powell, com 9s94 e Tyson Gay, com 9s98, também obtiveram boas marcas.

9 - Vírus zika segue sendo motivo de preocupação

Um grupo de 150 cientistas e especialistas publicaram uma carta aberta à Organização Mundial da Saúde (OMS) pedindo que os Jogos Olímpicos fossem adiados ou transferido de país para evitar uma epidemia global do zika. A OMS, entretanto, negou que haja este risco e segue dando sinal verde para a realização do evento.

10 - DeuNoUOL - UFC se interessa por ginásio olímpico e quer montar cassino

Um dos ginásios do Parque Olímpico do Rio pode virar a casa oficial do UFC no Brasil após a Olimpíada e a Paraolimpíada de 2016. O UOL Esporte apurou com fontes ligadas à Prefeitura que os donos do maior evento de MMA do mundo planejam assumir a administração da Arena Carioca 3, erguida no centro da maior área de competições da Rio-2016, e transforma-la em "Arena UFC" após os Jogos Olímpicos.

 

Topo