Olimpíadas 2016

Prefeitura do Rio é maior compradora de ingressos da Paraolimpíada

Alex Ferro/Rio 2016/Divulgação
Visual dos ingressos da Rio-2016 imagem: Alex Ferro/Rio 2016/Divulgação

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

A baixa demanda por ingressos da Paraolimpíada de 2016 motivou a Prefeitura do Rio de Janeiro a comprar 500 mil entradas para o evento. Os bilhetes serão doados a moradores. Juntos, eles representam 70% dos tíquetes dos Jogos Paraolímpicos vendidos até agora.

O número foi divulgado nesta segunda-feira (30) pelo Comitê Organizador Rio-2016. Segundo o órgão, dos 2,5 milhões de ingressos da Paraolimpíada postos à disposição de torcedores, 720 mil foram vendidos até agora. Desses, 500 mil foram adquiridos pelo município e outros 220 mil por torcedores individualmente.

A demanda está abaixo do esperado pelo Comitê Organizador, admitiu o diretor de Ingressos, Donovan Ferreti. Ele, contudo, ainda espera que todas as entradas sejam vendidas até o final dos Jogos Paralímpicos.

"Esperávamos um início de venda maior, mas nossa expectativa ainda é de casa cheia", afirmou. "Após a abertura dos Jogos Olímpicos, a gente vê um aumento da demanda por ingressos da Paraolimpíada. Pessoas veem o clima de festa e começa a comprar."

Quando a venda de ingressos da Paraolimpíada começou, em 2015, o Comitê Rio-2016 anunciou que esperava bater o recorde histórico de vendas. Naquela época, a expectativa era de que a prefeitura adquirisse 1,2 milhão de entradas para a Olimpíada e a Paraolimpíada. O prefeito Eduardo Paes chegou a anunciar o número.

Nesta segunda, prefeitura e Comitê Rio-2016 celebraram a marca de 100 dias para os Jogos Paraolímpicos. O secretário de governo, Pedro Paulo, anunciou que só 547 mil entradas serão compradas pelo município. Além dos 500 mil ingressos paralímpicos, a prefeitura vai comprar e distribuir 47 mil entradas olímpicas.

A compra vai custar R$ 5 milhões aos cofres municipais. Pedro Paulo afirmou que a intenção da prefeitura também é de colaborar com a arrecadação de recursos pelo comitê.

"Temos como objetivo, não só aumentar a experiência da nossa população com a Paraolimpíada, mas também ajudar na venda de ingressos para viabilizar os Jogos", disse o secretário, ao explicar a compra dos bilhetes.

Distibuição com base na nota

As entradas compradas pela prefeitura serão distribuídas a servidores municipais, alunos da rede municipal de ensino e portadores de deficiência atendidos por centros de referência da cidade. 

Pedro Paulo explicou que a distribuição dos ingressos comprados pela prefeitura obedecerá critérios estabelecidos pelo município. Alunos da rede público, por exemplo, precisam ter bom desempenho escolar no primeiro bimestre deste ano para terem direito bilhetes.

As regras de distribuição e outras informações sobre os ingressos comprados pelo município estarão disponíveis no site www.ingressocarioca.rio a partir desta terça.

Topo