Olimpíadas 2016

Rio-2016 usará marca de 50 dias para lançar medalhas dos Jogos

Reprodução

Fábio Aleixo

Do UOL, em São Paulo

O Comitê Organizador Rio-2016 aproveitará a marca exata de 50 dias para o início da Olimpíada, no dia 16 de junho, para apresentar as medalhas que serão distribuídas aos atletas nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. A informação foi confirmada ao UOL Esporte pela entidade. O local do lançamento ainda não foi divulgado.

O desenho das medalhas será diferente para as duas competições mas o layout é mantido em sigilo. O que se sabe é que elas estão sendo produzidas pela Casa da Moeda e terão em sua composição uma porcentagem de material reciclado.

No total, serão produzidas 5.130 medalhas, sendo 2.488 olímpicas e 2.642 paraolímpicas. 

A Casa da Moeda também vai fornecer diplomas de premiação, certificados de autenticidade e certificados de participação. Medalhas de participação também serão fabricadas pela empresa.

Desde os Jogos Olímpicos de Sydney, quando as medalhas foram apresentadas a um mês dos Jogos, o lançamento não acontecia tão próximo do início da competição.

Para a Olimpíada de Londres-2012, por exemplo, a apresentação das medalhas aconteceu no dia em que faltava um ano para o início dos Jogos.

Após a apresentação das medalhas, o Comitê ainda terá duas pendências: a apresentação do slogan da competição e da música oficial.

 

 

Topo