Olimpíadas 2016

Mayra perde 'tira-teima' para campeã olímpica e leva prata antes da Rio-16

Gabriela Sabau/IJF
Mayra leva chave de braço em luta contra Kayla Harrison imagem: Gabriela Sabau/IJF

Do UOL, em São Paulo

Em “tira-teima” da grande rivalidade do judô feminino na atuliadade até os 78 kg, Mayra Aguiar perdeu para Kayla Harrison e ficou com a prata no Masters de judô de Guadalajara neste domingo (29).

Até então, o duelo estava empatado com oito vitórias para cada lado. Neste ano olímpico, a igualdade se mantinha, com uma derrota de cada no confronto. Agora, porém, Mayra permanece com oito vitórias à medida que Kayla foi a nove.

Na final até 78 kg no México, Mayra tomou um Yuko logo no início da luta, teve dificuldades de encaixar os golpes na oponente e no fim levou chave de braço para ser imobilizada e perder por Ippon.

A rivalidade entre as duas data da última Olimpíada, em Londres, em 2012. Kayla bateu Mayra na semifinal e venceu a decisão para ser campeã olímpica. Mayra, por sua vez, venceu a disputa de terceiro lugar e subiu no pódio com o bronze.

No Mundial de judô da Rússia 2014, no entanto, as posições se inverteram. A brasileira consagrou-se campeã mundial enquanto a americana ficou com o bronze. Vale esperar por um novo confronto na Rio-16: promete.

Baby passa em branco, mas tem dois pés na Olimpíada

Medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres na categoria dos pesados, acima de 100 kg, Rafael Silva saiu sem medalha do Masters de Judô de Guadalajara (MEX) neste domingo, mas praticamente assegurou sua vaga na Olimpíada do Rio em agosto.

Baby, como é conhecido, foi eliminado logo na primeira luta. Porém David Moura, seu adversário direto na disputa interna pela vaga nos Jogos também caiu na mesma fase e não conseguirá ultrapassá-lo no ranking mundial, tido como o principal mas não único critério para a convocação da seleção brasileira na próxima quarta-feira.

O algoz de Rafael na competição que reúne os 16 melhores do ranking foi o judoca do Azerbaijão Ushangi Kokauri, que conseguiu uma imobilização para vencê-lo por ippon.

Um pouco depois, Moura entrou no tatame sabendo da derrota do concorrente mas sucumbiu ao russo Aslan Kambiev, também por ippon.

Luciano Corrêa deve perder a Rio-2016

Na categoria até 100 kg, o experiente Luciano Corrêa deverá ficar fora da Olimpíada, uma vez que fechará o ranking mundial atrás de Rafael Buzacarini. Os dois também caíram logo na primeira rodada.

Corrêa foi superado por Elmar Gasimov, do Azerbaijão. Buzacarini teve como algoz o francês Cyrille Maret.

 

Topo