Olimpíadas 2016

Em último teste antes da Olimpíada, Sarah Menezes fica com a prata

G. Sabau/Divulgação/IJF
Sarah Menezes no pódio do Masters de Guadalajara imagem: G. Sabau/Divulgação/IJF

Do UOL, em São Paulo

Na última competição preparatória para os Jogos Olímpícos do Rio de Janeiro, o Masters de judô de Guadalajara, Sarah Menezes foi imobilizada na final e ficou com a prata nesta sexta-feira (27).

A  campeã olímpica em Londres-2012 perdeu a final até os 48kg para a japonesa Ami Kondo por ippon. Sarah começou a luta indo para cima da oponente, mas acabou sendo levada ao tatame. A japonesa conseguiu pegar o braço da brasileira e imobilizou-a em 2 minutos e 28 segundos.

Apesar da derrota no México, Sarah está garantida como representante brasileira na Rio-16, porque lidera com folgas no ranking nacional da categoria, que será fechado em três dias. Além disso, ela é a atual campeão olímpica até 48 kg, título que defenderá no Rio em agosto.

Sarah começou sua caminhada com vitória por ippon sobre a anfitriã Edna Carrillo. Nas quartas, eliminou a cubana Dayaris Mestre Alvarez, depois de pontuar com um waza-ari e forçar quatro punições à adversária. Na semifinal, ela pontuou com um waza-ari e três yukos para superar a turca Dilara Lokmahnekim. 

"É muito bom fechar com pódio essa última competição antes dos Jogos. Principalmente, pela maneira como eu me comportei durante as lutas. O mais difícil numa competição assim é o emocional. Tem que saber controlar a ansiedade e ser bastante inteligente. Foi um grande teste antes das Olimpíadas. Eu peguei atletas fortes. Algumas não estão sempre nos pódios, mas são adversárias que dão trabalho. Fiquei muito feliz com a minha postura durante as lutas", disse a judoca. 

Medalhista perde na estreia e pode ficar fora da Rio-16

Medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres-2012, o judoca Felipe Kitadai está com sua participação na Olimpíada do Rio de Janeiro em agosto muito ameaçada. Nesta sexta-feira, o atleta que compete na categoria até 60 kg foi eliminado na estreia do Masters de Guadalajara (MEX) e não conseguirá superar o compatriota Eric Takabatake no ranking olímpico.

Takabatake que entrou na disputa com 21 pontos de vantagem (1.252 a 1.231) também caiu na primeira luta e desta forma manterá a vantagem.

O ranking mundial servirá como base para a convocação dos judocas para a Olimpíada, mas não será o único critério. A relação dos convocados será divulgada na próxima quarta-feira pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ).

"Claro que existem alguns outros fatores que podem ser levado em conta. Por exemplo, se o atleta está em um momento de ascensão ou queda e qual tem sido o seu desempenho nas competições mais recentes. Mas a tendência maior é que seja o ranking mundial. Dá mais transparência a todo o processo", explicou ao UOL Esporte Ney Wilson, gestor de alto rendimento da CBJ.

O algoz de Kitadai no Masters de Guadalajara foi o sul-coreano Won Jin Kim, que venceu por 2 yukos a 1. Já Takbatake caiu ante o francês Walide Khyar por ippon.

 

 

Topo