Olimpíadas 2016

Arena olímpica tem final com iluminação pela metade, mas vê saldo positivo

Gilvan de Souza/Flamengo
Apenas 60 dos 140 refletores da Arena Carioca 2 foram ligador para jogo decisivo do NBB imagem: Gilvan de Souza/Flamengo

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

A Arena Carioca 2 recebeu, na última quinta-feira (26), seu primeiro grande evento na reta final de preparação para os Jogos Rio-2016. Localizado dentro do Parque Olímpico da Barra da Tijuca, o ginásio foi palco da vitória do Bauru sobre o Flamengo – 85 x 80 – no segundo jogo da final do Novo Basquete Brasil (NBB). E apesar dos inúmeros problemas às vésperas da partida, e até mesmo durante o jogo, apresentou um saldo positivo para o teste inicial.

Muito elogiada por atletas e comissões técnicas por conta de sua novíssima e moderna estrutura, a Arena só não conseguiu cair totalmente nas graças do torcedor. Enquanto os elogios dominavam as primeiras impressões do lado de fora, as críticas eram severas nas arquibancadas.

As principais reclamações ficavam por conta da sujeira excessiva nas cadeiras do setor superior. Os torcedores do Flamengo ainda lamentavam a falta de funcionamento de bares e tinham que se contentar com os cinco Food Trucks instalados do lado de fora. Os mais críticos ainda lamentaram o cenário um pouco escuro durante o jogo.

A iluminação, aliás, foi o ponto de discórdia dos protagonistas do evento de basquete. Com apenas 60 refletores ligados – dos 140 disponíveis –, a Arena teve sua luz funcionando abaixo da metade. O local foi construído e projetado para a realização das competições de judô, luta olímpica e bocha paralímpica.

“Não digo que chegou a atrapalhar, mas deu para perceber em alguns momentos. Inclusive, por não se tratar de um ginásio específico de basquete, algumas lâmpadas não estavam na posição ideal. Ficaram viradas para o nosso rosto. Mas vamos levando, sem problema. É um sonho poder estar dentro de um equipamento olímpico”, comentou o armador Paulinho Boracini, que liderou a vitória de Bauru.

“Eu, sinceramente, nem liguei para isso. Acabamos perdendo porque a nossa bola não caiu e o time deles marcou melhor. A iluminação não influenciou”, minimizou o derrotado ala Marquinhos, do Flamengo, que só não gostou da distância para a torcida.

“Estamos acostumados com aquele caldeirão do Tijuca. Ficamos longe da torcida hoje [quinta], uma pena. Mas precisamos aceitar isso. A quadra aqui é diferente”, explicou.

Ponto de preocupação nos últimos dias, o placar também não agradou por completo. Principalmente os torcedores. Eram dois no ginásio, mas apenas um – o maior, emprestado pela Prefeitura de Macaé – era visto pelos jogadores. Nas arquibancadas, boa parte dos rubro-negros localizados no setor superior, do lado esquerdo dos bancos de reservas, também reclamavam da falta de visualização do marcador.

"Colocaram um pequeno aqui ao lado do banco, mas nem dava para ver. E tinha gente na frente. Pedi aos árbitros para tirarem as pessoas", disse o técnico do Bauru, Demétrius Ferraciu, expondo um dos improvisos.

Pedro Ivo Almeida/UOL
Torcedores no setor superior, à esquerda dos bancos,não tinham visão do placar principal imagem: Pedro Ivo Almeida/UOL

O sistema de ar-condicionado funcionou bem, deixou a temperatura agradável e não foi alvo de qualquer reclamação.

Fora da Arena, poucos problemas. Apesar das inúmeras obras nos arredores do Parque Olímpico e da falta de estacionamento no local, os torcedores não tiveram problema para chegar e deixar a Arena.

Satisfeita com o balanço da primeira partida oficial no local, a organização – compartilhada entre Flamengo e Liga Nacional de Basquete, sem o Comitê Rio-2016 – não cogita maiores alterações para o jogo de sábado (28), o terceiro da série final melhor de cinco do NBB.

Sem poder contar com as suas "casas" cariocas, o Flamengo utilizará a arena olímpica nesta série final. Enquanto o Tijuca Tênis Clube não reúne condições exigidas pela Liga, Maracanãzinho e HSBC Arena estão entregues ao Comitê Rio-2016. Após o sábado, Flamengo e Bauru voltarão a se enfrentar no dia 04 em Marília. Caso seja necessário, o quinto duelo ocorrerá no dia 11, na Arena Carioca 2.

Topo