Olimpíadas 2016

Federação de Vela vê melhora na Baía de Guanabara, mas ainda faz cobranças

Alexandre Loureiro/inovafoto

Do UOL, em São Paulo

Oficiais da Federação Internacional de vela (Isaf, na sigla em inglês) terminaram nesta semana a última visita de inspeção à Baía de Guanabara e à Marinha da Glória e se mostraram satisfeitos com os avanços nas instalações e na melhoria da qualidade da água. Ainda assim, disseram que há trabalho para ser feito para que os atletas não estejam sob risco durante a disputa das provas dos Jogos Olímpicos, em agosto.

"Apreciamos o trabalho feito pela Rio-2016 e seus parceiros para dar as boas vindas aos melhores velejadores do mundo. Desde a nossa última visita, em março, um progresso considerável foi realizado. As obras na Marina da Glória estão quase completa e a qualidade da água está nitidamente melhor, particularmente nas adjacências da Marina", afirmou Andy Hunt, diretor-executivo da Isaf.

"Durante a revisão do projeto nesta visita nos encontramos com oficiais da Prefeitura (do Rio de Janeiro) e autoridades que cuidam do meio-ambiente para verificar a qualidade da água. O que vimos é encorajador, mas é importante que nenhum dia seja perdido implementando as medidas que foram planejadas e não-executadas, incluindo a instalação de uma nova série de eco-barreiras", completou.

"Nosso foco principal é ter a certeza que as raias na Baía de Guanabara sejam seguras para todos os competidores olímpicos. Estou confiante que estamos no caminho certo. Mas como em qualquer regata, temos planos prontos para fazer adaptações no caso de as condições mudarem", disse Alastair Fox, chefe de competições da Isaf.

 

Topo