Olimpíadas 2016

Mesmo suspensa, Sharapova é nomeada para Olimpíada por Federação Russa

Kevork Djansezian/Getty Images/AFP
Maria Sharapova na coletiva em que anunciou que foi pega no antidoping imagem: Kevork Djansezian/Getty Images/AFP

Do UOL, em São Paulo

Suspensa pelo uso de Meldonium, a tenista Maria Sharapova aparece entre as quatro representantes apresentadas nesta quarta-feira pela Federação Russa de Tênis para a disputa dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Completam o time feminino para o torneio de simples Svetlana Kuznetsova, Anastasia Pavliuchenkova e Darya Kasatkina.

As quatro representam as tenistas melhores ranqueadas até a disputa de Roland Garros. Mesmo sem jogar desde o Aberto da Austrália, Sharapova aparece na 23ª posição da lista da WTA e, caso continue suspensa, será substituída por Ekaterina Makarova.

O presidente da federação russa, Shamil Tarpishchev, disse que deve apresentar até o dia 6 de junho a inscrição das tenistas e, por isso, seria importante uma posição definitiva da Federação Internacional de Tênis (ITF) sobre a situação nos próximos dias.

Sharapova está suspensa provisoriamente desde março, quando anunciou que havia sido flagrada no exame antidoping pelo uso de Meldonium, substância proibida pela WADA (Agência Mundial Antidoping) desde 1º de janeiro de 2016.

Os competidores pegos até o dia 1º de março poderão ser anistiados caso haja entre 1 e 15 microgramas de Meldonium por mililitro de urina no material analisado. Para os flagrados depois desta data, a quantidade máxima seria de 1 micrograma por mililitro.

O caso de Sharapova, pega durante a disputa do Australian Open em janeiro, preocupa. “O caso de Sharapova é mais complicado. A concentração (de meldonium) em seu corpo é maior que o normal. Sharapova usou a fórmula por vários anos com prescrição de seu médico. Não vou dizer se ela deve se livrar de punição ou não. Apenas queremos que ela recupere sua posição no esporte”, afirmou o ministro do Esporte da Rússia, Vitaly Mutko.

Topo