Olimpíadas 2016

Fla inaugura arena olímpica e precisa de placar emprestado para jogar

YASUYOSHI CHIBA/AFP
Arena Carioca 2, que será utilizada na Rio-2016, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca imagem: YASUYOSHI CHIBA/AFP

Fabio Aleixo e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

O Flamengo inaugura, nesta quinta-feira (26), a Arena Carioca 2 – espaço que receberá as competições de judô, luta olímpica e bocha paraolímpica nos Jogos Rio-2016. Finalista do NBB, o time da Gávea fará do ginásio olímpico sua casa nos jogos conta o Bauru na decisão do principal torneio de basquete do país. Nem tudo, porém, estará pronto para receber a possível festa dos rubro-negros.

Apesar de inaugurada, a Arena ainda não poderá ser utilizada de maneira completa. Já de início, o local com capacidade para 10 mil espectadores só receberá oito mil pessoas nos jogos da final do NBB – quinta (26), sábado (28) e 11 de junho (caso seja necessário uma quinta partida). Esta foi a capacidade máxima liberada pelo Corpo de Bombeiros, por conta de precaução e segurança.

Ciente da capacidade reduzida, o Flamengo vendeu os ingressos em lotes separados de duas mil entradas. Com a informação dos oito mil lugares confirmados, não utilizará a Arena lotada, como pretendia.

Em seu primeiro evento oficial, o equipamento localizado no Parque Olímpico da Barra da Tijuca ainda terá outros problemas. O ginásio estará com seus bares fechados, funcionará com placares emprestados e não irá oferecer estacionamento ao público.

Na questão dos bares, o jeito encontrado foi negociar a presença de “Food Trucks” para atender a demanda de alimentos e bebidas do público. Com uma curiosidade: por estar no Parque Olímpico, área de exploração exclusiva do McDonalds, os comerciantes não poderão vender hamburgueres, sundaes e outros itens que constem no cardápio da rede internacional de fast-food. A exceção fica por conta dos refrigerantes.

No caso dos marcadores, o jeito foi recorrer a parceiros esportivos. Já que o equipamento próprio, que fica no ginásio na Gávea, apresenta muitos problemas, o Flamengo pediu equipamentos emprestados – Prefeitura de Macaé e Mangueira cederam os placares para os jogos contra o Bauru.

Roberto Castro/ME
Interior da Arena Carioca: ginásio receberá piso especial para final do NBB imagem: Roberto Castro/ME

Para os torcedores que se deslocarem de carro até o ginásio, mais transtornos. Os rubro-negros precisarão estacionar em uma área reduzida ao lado da HSBC Arena (poucas vagas) e realizar uma caminhada até a Arena Carioca 2 ou deixar os veículos em um shopping a três quilômetros de distância.

Realizado na base do improviso, o jogo ainda chegou a ficar ameaçado de ter outros problemas. Desta vez dentro de quadra. Por conta de uma delicada engenharia logística para levar o piso de basquete para o local, Flamengo e Bauru quase ficaram sem treinar no ginásio antes da partida. Tudo, no entanto, acabou resolvido e as equipes, como de costume, realizarão atividades de reconhecimento na Arena Carioca 2 nesta quarta-feira.

Na terça (24), o Flamengo pisou no local pela primeira vez. E já enfrentou problemas. O pivô rubro-negro Jerome Meyinsse ainda registrou nas redes sociais a dificuldade para chegar ao ginásio (veja abaixo).

Sem relação direta com o evento, o Comitê Organizador dos Jogos Rio-2016 acompanha toda a preparação de longe e não esconde uma certa preocupação com a realização das partidas no local.

Principalmente pelo fato de se tratar de um jogo tenso e com grande carga de paixão da torcida, os integrantes da organização das Olimpíadas não descartam possíveis prejuízos. Tais problemas, caso ocorram, serão de responsabilidade do Flamengo. Pagando um aluguel de aproximadamente R$ 30 mil por partida, o clube assumirá todos os encargos financeiros e operacionais da decisão.

Topo