Olimpíadas 2016

Djokovic defende que Olimpíada conte pontos no ranking: "quinto Grand Slam"

Tiziana Fabi/AFP
Djokovic disse que Olimpíada reúne os melhores do mundo e por isso deve valer pontos imagem: Tiziana Fabi/AFP

Da Reuters, em Paris

O torneio de tênis da Olimpíada deveria ser tratado como um quinto Grand Slam e render pontos para o ranking mundial, afirmou o tenista número 1 do mundo, Novak Djokovic, nesta terça-feira, depois que o colega John Isner, dos Estados Unidos, confirmou que não irá jogar a Olimpíada do Rio de Janeiro em agosto.

Sem um acordo em vigor entre a Federação Internacional de Tênis (ITF) e as duas principais associações da modalidade, ATP e WTA, não vai haver contagem de pontos para os tenistas que disputarem medalhas nos Jogos no Brasil.

Isner, número 17 do ranking, disse que esse foi um fator essencial em sua decisão de não representar os EUA. Djokovic irá competir pela Sérvia no Rio, mas concordou com a decisão do americano.

"Esse foi um dos debates, acho, se deveríamos ter pontos ou não nos Jogos Olímpicos", disse Djokovic depois de vencer a primeira rodada do torneio de Roland Garros derrotando o taiwanês Lu Yen-Hsun, nesta terça-feira.

"Para ser bem franco, não vejo razão para não termos. Sabe, temos os melhores jogadores do mundo participando do que muitos veem como o quinto Grand Slam. É importante a esse ponto para nós, porque acontece a cada quatro anos".

"Eu certamente incentivarias as pessoas a repensarem a contagem de pontos lá", acrescentou.

Isner não é o único tenista a se ausentar da Olimpíada, na qual o britânico Andy Murray e a americana Serena Williams irão defender seus títulos. O austríaco Dominic Thiem, o australiano Bernard Tomic e o espanhol Feliciano López também anunciaram que não atuarão no evento. 

Topo