Olimpíadas 2016

CBF define pré-temporada, e Olimpíada deve desfalcar clubes por até 6 jogos

Divulgação/Santos FC
Gabriel desfalcará o Santos caso sua convocação seja confirmada imagem: Divulgação/Santos FC

Danilo Lavieri e Guilherme Palenzuela

Do UOL, em Manhattan Beach (EUA)

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu que solicitará a presença dos jogadores que disputarão a Olimpíada no dia 18 de julho, na Granja Comary, em Teresópolis. Tal decisão parte de posicionamento firme do coordenador de seleções Gilmar Rinaldi, que contrariou pedido dos clubes e decidiu ao lado de Dunga por uma pré-temporada longa, com mais de duas semanas de duração.

Com a definição do pedido, a CBF vê poucas chances de remarcar a data de apresentação, mesmo a contragosto dos clubes. Dentro do planejamento, está prevista também a realização de um amistoso do time olímpico no dia 29 ou 30 de junho, em Goiânia, no Serra Dourada - a escolha se dá pela proximidade de Brasília, sede que receberá a seleção na estreia da Olimpíada, no dia 4 de agosto, no Mané Garrincha.

A escolha pela pré-temporada longa causará mais desfalques durante o Brasileirão. Para se apresentarem no dia 18 de julho, os jogadores que disputam o campeonato nacional precisarão se ausentar entre as 16ª e 21ª rodada - seis partidas de desfalques.

As equipes que já têm todos os indícios que serão afetadas são São Paulo, Santos, Atlético-MG, Palmeiras e Grêmio. Isso porque Rodrigo Caio, Gabigol, Douglas Santos e Gabriel Jesus, além dos gremistas Walace e Luan, apareceram na primeira lista de Dunga para a Copa América, e são considerados escolhas já definidas para a Copa América.

Dos atletas citados, Rodrigo Caio, Gabigol e Douglas Santos foram chamados na lista final para a competição que acontece nos Estados Unidos. Assim, caso a seleção brasileira chegue às finais tanto na Copa América como na Olimpíada os três atletas desfalcarão São Paulo, Santos e Atlético-MG entre a 3ª e a 11ª rodada, e depois entre a 16ª e a 21ª rodada, totalizando 15 partidas fora - representa ausência em 39% do Brasileirão.

O primeiro grupo de jogadores da Copa América se apresentou nos Estados Unidos neste domingo (22). A seleção brasileira está alojada em Manhattan Beach, cidade a 24 quilômetros de Los Angeles, e fará os treinos em Carson, no Stubhub Center, instalação do Los Angeles Galaxy. O Brasil disputará um amistoso em Denver contra o Panamá no próximo dia 29 e, depois, estreará na Copa América em 4 de junho contra o Equador. 

Topo