Olimpíadas 2016

Ginástica tem equipe feminina escolhida para Rio-16 e blindagem a sensação

Ricardo Bufolin/CBG
Flávia Saraiva durante treino no Ginásio do Ibirapuera imagem: Ricardo Bufolin/CBG

Fábio Aleixo

Do UOL, em São Paulo

Enquanto 12 homens brigam por seis vagas (cinco titulares e um reserva) nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, as cinco mulheres que estarão em ação em agosto já estão definidas pela comissão técnica: Daniele Hypolito, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Lorrane dos Santos e Rebeca Andrade. Foram elas que conquistaram a vaga para o país no evento-teste no último mês.

"Esta formação não vai mudar, a não ser que alguma ginasta tenha alguma queda muito grande de rendimento até lá, As cinco foram muito bem no evento-teste. A disputa agora é pela vaga de reserva. Tem a Carolyne (Pedro), a Julie (Kim), que está voltando agora de lesão", revelou ao UOL Esporte Georgette Vidor, coordenadora da seleção feminina.

A convocação olímpica, entretanto, só será oficializada no dia 28 de junho. 

De todas as titulares confirmadas na Rio-16 por Georgette, a única que não se apresenta neste fim de semana na etapa de São Paulo da Copa do Mundo é Flávia Saraiva.

A comissão técnica optou por "blindar" a jovem de 16 anos que foi a sensação do evento do ano passado e é tratada como uma joia pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG).

"A preocupação maior que temos é com ela. Sabemos que é a mais assediada, que é a mais procurada para entrevista e que se colocássemos ela nesta competição todos iriam cobrar por resultados. Há uma carga muito grande em cima dela. Então agora é hora de dar um pouco mais de tranquilidade para a Flávia. Ela entendeu muito bem esta decisão", afirmou Georgette.

"Além disso, ela participou de muitas competições neste início de ano e foi bastante exigida no ano e no evento-teste. Sentimos que era a hora de ela dar uma pausa, uma relaxada", explicou a coordenadora.

Apesar de ter sido deixada fora da equipe nesta etapa, Flávia está com a delegação e marcará presença todos os dias no Ginásio do Ibirapuera.

Topo