! Rio-2016 inicia envio de ingressos e tenta evitar fotos em redes sociais - 20/05/2016 - UOL Olimpíadas

Olimpíadas 2016

Rio-2016 inicia envio de ingressos e tenta evitar fotos em redes sociais

Guilherme Costa

Do UOL, no Rio de Janeiro

O comitê organizador dos Jogos Olímpicos de 2016, que serão realizados no Rio de Janeiro, divulgou nesta sexta-feira (20) o layout dos ingressos para competições e cerimônias. A data também marcou o início da distribuição das entradas, que serão despachadas às 13h (de Brasília) por uma gráfica dos Estados Unidos e posteriormente endereçadas aos consumidores pelos Correios. O lançamento ainda serviu como início de um novo temor: a menos de três meses do início do evento, o medo dos responsáveis é que as pessoas postem fotos nas redes sociais com o código de barras dos bilhetes.

A Rio-2016 será a primeira edição de Jogos Olímpicos com larga escala de e-tickets – Londres-2012 já havia usado a tecnologia, mas apenas durante um curto período e com finalidade de reduzir filas nas bilheterias físicas. O consumidor pode imprimir seu bilhete em casa ou optar por tê-lo no telefone celular. Portanto, posts em redes sociais que mostrarem o código de barras oferecem possibilidades de que esses ingressos sejam copiados.

“O e-ticket vai ficar dentro de um ambiente seguro, com login e senha. A única pessoa com acesso é o próprio comprador. O que a gente pede: não encaminhe para ninguém. Se você distribuir uma cópia do seu ingresso, só o primeiro vai entrar. Isso acaba sendo até mais seguro do que o ingresso normal, que não tem nenhum item de segurança além do código de barras”, disse Donovan Ferretti, diretor responsável por ingressos na Rio-2016.

O sistema usado pela Rio-2016 é descrito pelos organizadores como “o mais seguro da história dos Jogos”. “A gente aprendeu com a Copa do Mundo e a gente aprendeu com as Olimpíadas de Londres”, ponderou Mario Andrada, diretor de comunicação do evento deste ano.

No entanto, existe uma preocupação sobre os efeitos da distribuição de fotos das entradas. “A dica é: não poste foto do seu ingresso nas redes sociais mostrando o código de barras. Isso evita a falsificação e a revenda ilegal. A gente também vai trabalhar com a polícia no combate a qualquer tentativa de impressão ou falsificação”, avisou Ferretti.

Até o momento, a Rio-2016 já interceptou 700 ingressos distribuídos irregularmente em sites ou redes sociais. O comitê organizador tem um núcleo interno especialmente voltado ao monitoramento de mercado, e esse grupo trabalha em cooperação com três níveis de polícia para evitar falsificação e cambistas.

A Rio-2016 tem um contingente total de 7,5 milhões de ingressos. Até o momento, 6 milhões foram colocados à venda - o restante está bloqueado por contingências. Segundo o comitê organizador, 67% (4 milhões) das entradas foram comercializadas, o que está dentro da meta para essa fase.

Gráfica nos Estados Unidos é responsável pelos ingressos

A seleção de design de bilhetes para a Rio-2016 começou em dezembro de 2014, e a produção foi iniciada em setembro do ano seguinte. Antes disso houve uma seleção de gráficas – oito empresas se candidataram, e a escolhida foi uma companhia dos Estados Unidos.

“Chegamos a uma lista final de três, mas essa gráfica dos Estados Unidos, por conhecimento e experiência, por ter feito dos Jogos de Londres e por viver apenas de impressão de ingressos, mas também por uma questão de preços, foi selecionada”, explicou Ferretti.

Há 70 layouts diferentes de ingressos, incluindo Jogos Olímpicos e Paraolímpicos (quatro para as cerimônias, e um para cada modalidade).

“Buscamos usar as propriedades dos Jogos, nosso look e nossos pictogramas, num processo que buscava capturar a essência e o espírito do evento. Queremos ser lembrados pela energia contagiante e pela celebração memorável”, disse Beth Lula, diretora de marca da Rio-2016.

O primeiro lote de ingressos sairá da gráfica às 13h (de Brasília) desta sexta-feira. Depois, será distribuído pelos Correios.

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