Olimpíadas 2016

Na briga por vaga na Rio-2016, Diego Hypolito faz maior nota do ano

Diego Padgurschi/Folhapress
Diego Hypolito durante apresentação na Copa do Mundo de Ginástica em São Paulo imagem: Diego Padgurschi/Folhapress

Fábio Aleixo

Do UOL, em São Paulo

Em momento de definição da equipe de ginástica artística que defenderá o Brasil na Olimpíada qualquer detalhe pode fazer a diferença. E foi por isso mesmo que Diego Hypolito saiu do Ginásio do Ibirapuera nesta sexta-feira para lá de satisfeito.

Em sua série no solo, ele fez 15,600 e avançou em primeiro lugar para a final deste sábado da etapa paulistana da Copa do Mundo. Mas a classificação foi o que menos importou, e sim a sua apresentação.

"Não esperava fazer 15,600 nesta semana. Fiquei muito satisfeito. É uma nota bastante alta, a minha melhor do ano e que em uma Olimpíada daria muita chance de brigar por uma medalha", disse Diego.

O resultado obtido em São Paulo será levado em conta pela comissão técnica para definir os cinco ginastas e um reserva que estarão no Rio. O processo de seleção também conta com quatro avaliações fechadas com a presença de árbitros internacionais. Duas delas já aconteceram no Rio de Janeiro, na última semana. A definição só sairá em meados de junho.

"Fizemos a avaliação na semana passada e foi muito pesado. Lá tirei 15,500. Por isso é uma surpresa. Espero agora seguir com esta evolução", afirmou Diego.

Neste ano, ele já ganhou o ouro na Copa do Mundo de Doha (QAT) e Cottbus (ALE). Nesta primeira, teve como maior nota 15,400. Já na segunda, tirou 15,466.

O ginasta de 29 anos busca a participação em sua quarta Olimpíada, após participar das três últimas.

A sexta-feira no Ibirapuera também teve a presença de Arthur Zanetti, que avançou em primeiro para a final da argola com 15,850.

"Hoje fiz uma série com um décimo maior e gostei", resumiu o campeão olímpico.

Topo