10 uniformes antigos que chamaram atenção em Jogos Olímpicos
Do UOL, em São PauloOs desfiles de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos são oportunidades para as delegações mostrarem um pouco das características de seus países por meio de seus uniformes. Nem sempre dá certo. Mas, se o objetivo foi chamar a atenção, os modelos a seguir merecem nota 10 no quesito fantasia.
1. Japão 2000
Poderia ser o bloco dos juízes do STF no Carnaval, mas é a delegação japonesa usando capas coloridas na abertura das Olimpíadas de Sydney.
2. Japão 2004
Quatro anos depois, em Atenas, os japoneses voltaram a usar capas. De chuva. Ou seriam pijamas?
3. República Tcheca 2012
Dizem que chove muito em Londres. Os tchecos foram prevenidos, com direito a galochas.
4. Canadá 1992
Diferente dos tchecos e japoneses, os canadenses não estavam nem um pouco preocupados com a chuva em Barcelona. Nem com a moda.
5. Austrália 1992
Os australianos foram a Barcelona vestindo uma roupa que o Crocodilo Dundee usaria de férias em um cruzeiro.
6. Austrália 2000
Os australianos tinham muito a comemorar depois de um bom desempenho em casa nos Jogos de Sydney, e ganharam um uniforme bem festivo para a ocasião.
7. México 2012
Os ponchos coloridos na abertura dos Jogos de Londres subverteram o conceito de uniforme: cada atleta vestia uma fantasia roupa diferente.
8. Malásia 2012
O país é um dos Novos Tigres Asiáticos, e fez questão de ressaltar isto durante o desfile de abertura dos Jogos de Londres.
9. Hungria 2008
Faltaram toalhas de mesa nos lares húngaros depois deste desfile nas Olimpíadas de Pequim.
10. Mongólia 1968
O porta-bandeira Jigjidiin Mönkhbat conseguiria a medalha de prata na luta olímpica dos Jogos da Cidade do México. Depois de desfilar assim, sem dúvida merecia o ouro.