Olimpíadas 2016

Promotores russos prometem investigar escândalo de doping no país

REUTERS/Grigory Dukor
Imagem da cerimônia de encerramento dos Jogos de Inverno de Sochi: 15 medalhistas russos teriam competido dopados imagem: REUTERS/Grigory Dukor

Do UOL, em São Paulo

Promotores russos disseram, em um comunicado divulgado nesta quinta-feira, que vão investigar o escândalo de doping que atinge o esporte do país a menos de três meses dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Segundo jornal americano The New York Times, os promotores vão requisitar às autoridades dos Estados Unidos e à Agência Mundial Antidoping (Wada) informações sobre o caso. Na última terça-feira, o mesmo jornal informou que a Justiça dos EUA também investiga as alegações.

Diante de acusações de doping sistemático de esportistas nas últimas três Olimpíadas, o atletismo da Rússia está suspenso das competições até 17 de junho, quando o Comitê Olímpico Internacional tomará uma decisão definitiva sobre a participação do país na modalidade na Rio 2016.

A pedido do COI, a Agência Mundial Antidoping (Wada) também está investigando as denúncias de que houve um sistema de doping organizado e bancado pelo Estado russo antes dos Jogos de Inverno de 2014, realizados em Sochi, na Rússia.

As investigações da Wada se baseiam nas denúncias do ex-chefe do laboratório antidoping de Moscou Gregori Rodchenkov, que afirmou ao jornal The New York Times ter ajudado a organizar manipulações sistemáticas na equipe russa durante os Jogos de Sochi.

Rodchenkov, que vive nos Estados Unidos, afirmou que 15 medalhistas russos competiram dopados. As declarações não foram comprovadas até o momento.

O COI anunciou na terça-feira que 32 atletas de 12 países, que participaram dos Jogos de Pequim, em 2008, caíram no antidoping depois que seus testes foram refeitos e poderão ser suspenso. Foram reexaminadas 454 amostras de Pequim, e os resultados do reexame de 250 amostras dos Jogos de Londres, em 2012, serão divulgados em breve.

Com informações da agência Deutsche Welle.

Topo