Olimpíadas 2016

Scheidt fica fora do pódio em último grande teste da vela antes da Rio-2016

Marcelo Sayão/EFE
Robert Scheidt compete nas águas da Baía da Guanabara durante o evento-teste de vela Aquece Rio imagem: Marcelo Sayão/EFE

Do UOL, em São Paulo

O velejador brasileiro Robert Scheidt,43, não obteve um bom resultado na mais importante prévia dos Jogos Olímpicos. Após a última etapa da classe Laser no Mundial de Vela, realizada nesta quarta-feira (18) em Puerto Vallarta, no México, o atleta terminou na décima colocação, com um total de 127 pontos perdidos, contra 61 do campeão, o britânico Nick Thompson.

Thompson levou seu segundo título consecutivo no torneio, pois defendia o ouro conquistado em 2015. Completaram o pódio ao lado dele o francês Jean-Baptiste Bernaz e o holandês Rutger Van Schaardenburg, na segunda e terceira posições, respectivamente.

"Foi um dia ruim, mas temos que saber aprender com os erros e levantar a cabeça. Tem Olimpíada daqui a três meses e agora é se preparar para velejar bem no Rio de Janeiro", disse o brasileiro.

"Minha leitura do vento foi sempre errada. Eu fui mais pelo lado esquerdo na primeira regata e deu direito. Na segunda prova, voltei a tentar a esquerda e deu direita de novo. É uma pena, porque eu estava velejando com boa velocidade, mas pequei taticamente em algumas regatas aqui no México. No fim das contas, foi mais uma questão tática do que técnica", justificou.

Onze vezes campeão mundial da categoria, Scheidt brigará por seu terceiro ouro olímpico na Rio-2016, porém as chances não são tão elevadas como outrora. A última medalha de grande relevância conquistada por ele foi o ouro no Mundial de 2013, o que contrasta com as duas últimas Olimpíadas disputadas, na classe Star, quando o velejador vinha de medalhas nos mundiais que antecederam os Jogos - bronze em 2008 e ouro em 2012.

Scheidt foi ouro na Laser nos Jogos de Atlanta-1996 e Atenas-2004, além da prata em Sydney. Na Star, ele foi prata em Pequim-2008 e bronze em Londres-2012 ao lado de Bruno Prada.

Topo