Olimpíadas 2016

Nadador da seleção detona veto a técnico australiano na Olimpíada do Rio

Satiro Sodré/SSPress/CBDA
Henrique Martins durante a disputa do Troféu Maria Lenk, no Rio de Janeiro imagem: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Da Lancepress!

O nadador brasileiro Henrique Martins utilizou nesta quarta-feira sua página pessoal no Facebook para contestar a decisão do Comitê Olímpico do Brasil (COB) em impedir o australiano Scott Volkers, seu treinador no Minas Tênis Clube, em fazer parte da comissão técnica da Seleção Brasileira de natação na Olimpíada.

Henrique, classificado para disputar os 100 m borboleta na Rio-2016, criticou a decisão em um longo texto, que logo foi compartilhado por Ítalo Duarte, também atleta do Minas e responsável por tirar de Cesar Cielo a vaga nos 50 m livre.

"Hoje acordei com notícia de que, meu treinador Scott Volkers, foi excluído da comissão técnica que estará nas Olimpíadas Rio 2016. Segundo notícias, o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, recebeu uma carta do presidente do comitê olímpico australiano, John Coates, pedindo a exclusão do Scott do time olímpico devido a acusações feitas a ele em 2001. De acordo com a BBC Brasil, o COB respondeu oficialmente aos australianos afirmando que o pedido será acatado e o técnico Scott Volkers não irá integrar o time olímpico", escreveu Henrique em trecho do texto.

As acusações em questão referem-se a um caso de abuso sexual de nadadoras por parte de Volkers, na década de 1980. Em julgamento realizado em 2011, o australiano foi declarado inocente. No entanto, o Comitê Olímpico Australiano solicitou ao COB que o treinador fosse impedido de trabalhar na Olimpíada do Rio. E o comitê brasileiro acatou a solicitação.

"Scott Volkers foi o técnico com o maior número de atletas classificados para a Olimpíada Rio 2016 e, de acordo com os critérios da CBDA, se encaixa em uma das sete vagas da comissão técnica. Lembrando que o fato dele ser australiano não o impede de integrar a seleção brasileira, tendo ele participado de diversas seleções, inclusive do Pan Americano de 2015. Além das 4 Olimpíadas no currículo, o Scott tem mais medalhas olímpicas que todos os treinadores brasileiros juntos e sua experiência pode ser crucial nos momentos decisivos e nas performances de seus atletas", prosseguiu.

Henrique pediu para que o COB reverta a decisão e coloque Volkers na comissão técnica da Seleção Brasileira.

"Faltando 79 dias para os Jogos Olímpicos, torço para o COB tomar a decisão correta de convocar o treinador Scott Volkers, responsável por tornar o meu sonho olímpico e de vários outros atletas realidade. No momento mais importante de minha carreira, espero que meu técnico esteja ao meu lado para me orientar da melhor maneira possível. De acordo com o slogan do COB, "Somos Todos Time Brasil" e agora é o melhor momento de provar isso!", publicou Henrique.

 

Topo