Olimpíadas 2016

Austrália dará camisinha antizika para atletas que estarão na Olimpíada

Matt King/Getty Images
Atletas australianos posam com o uniforme que usarão na cerimônia de abertura dos Jogos do Rio imagem: Matt King/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

O Comitê Olímpico da Austrália distribuirá preservativos “anti-zika” aos atletas que representarão o país nos Jogos Olímpicos. A delegação foi informada sobre os riscos de contágio do vírus, que também pode ser através de relações sexuais. Por isso, foram desenvolvidas camisinhas contendo lubrificante antiviral. Testes laboratoriais apresentaram bastante eficácia do preservativo no combate ao zika, HIV, herpes genitais e HPV.

As empresas responsáveis por fornecer as camisinhas serão a Starpharma Holdings e Ansell Limited, pioneiras no desenvolvimento do material.

"A saúde e o bem-estar da nossa equipe vem antes de tudo e nossa associação com a Starpharma dará proteção extra a todos e há um senso comum que é necessário este tratamento para um problema sério que enfrentaremos no Rio", disse Kitty Chiller, chefe da missão Australiana na Olimpíada.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) já recomendou que as pessoas façam sexo seguro ou até mesmo se abstenham de ter relações durante os Jogos para não ajudar na proliferação do vírus.

Esta é apenas mais uma das medidas adotadas por países que competirão no Rio de Janeiro para se prevenirem do zika. A Coreia do Sul, por exemplo, lançou uniformes de mangas compridas que serão borrifados com repelente.

Topo