Olimpíadas 2016

Rio-16 terá trigêmeas juntas pela 1ª vez na história das Olimpíadas

Divulgação/Adidas
As trigêmeas estonianas Leila, Liina e Lily Luik que disputarão a Olimpíada do Rio imagem: Divulgação/Adidas

Fábio Aleixo

Do UOL, em São Paulo

Leila, Liina e Lily Luik, da Estônia, escreverão no Rio de Janeiro um novo capítulo da história ao se tornarem as primeiras trigêmeas a competirem em uma mesma edição dos Jogos Olímpicos, segundo os registros do Comitê Olímpico Internacional (COI). Elas serão as representantes do país europeu na prova da maratona, que será realizada no dia 14 de agosto.

O prazo para obtenção de índices termina apenas em 1º de junho, mas as irmãs de 31 anos já foram confirmadas na disputa pelo Comitê Olímpico Estoniano. Na semana passada, inclusive, participaram do evento da entidade que marcou a contagem regressiva de 100 dias para o início dos Jogos. As trigêmeas foram modelos no lançamento do uniforme da delegação.

Liina e Lily já haviam participado juntas do Campeonato Mundial de Atletismo Pequim de 2015 e possuíam índice para viajar ao Rio. Leila obteve a marca há pouco tempo, mais precisamente no dia 17 de abril durante a Maratona de Hamburgo (ALE).  Foi um desfecho dos sonhos para as irmãs que começaram a se dedicar ao projeto de competir em 2016 há apenas seis anos e em 2015 já haviam participado juntas do Campeonato Europeu de Atletismo de Zurique. Elas até lançaram o slogan "Trio to Rio".

"É um grande feito nós três termos conseguido a classificação, pois sempre foi um sonho que mantivemos. Seria muito triste se alguma de nós perdesse a Olimpíada. Não seríamos uma equipe completa. Seria como se estivesse faltando algo", afirmou Lily em entrevista ao UOL Esporte.

Elas levam tão a sério a participação no Rio que no início deste ano passaram quase dois meses treinando no Quênia com os melhores maratonistas do planeta.

Reprodução/Instagram
imagem: Reprodução/Instagram
"Adoramos treinar no Quênia por causa de diversos fatores. Todos dão muito duro, tínhamos uma alimentação muito saudável e ficamos afastadas de quaisquer distrações. Treinar junto dos melhores do mundo nos motivou demais e só aumentou o nosso desejo em fazer algo grandioso para o nosso país", disse Liina, que assim como as outras duas irmãs trabalhavam como salva-vidas em uma praia da Estônia.

"A cada ano evoluímos mais e mais e isso só fez crescer nosso entusiasmo e motivação para mostrar a todos que poderíamos ser as corredoras número 1 em nosso país Estônia", afirmou Lily.

Segundo as irmãs, desde que elas foram confirmadas como representantes da Estônia na Olimpíada começaram a ser muito mais assediadas e receber solicitações de entrevistas e gravações de veículos de diversas partes do planeta. Mas no país-natal elas são celebridades esportivas e já estamparam as capas de diversas revistas não apenas de esporte, como também de comportamento e moda.

A viagem ao Rio de Janeiro em agosto será a primeira das estonianas ao Brasil, e elas demonstram empolgação em conhecer o país.

"Sabemos que vocês têm lindas praias, um tempo quente, Carnaval e que todo mundo sabe dançar samba. Adoramos dança e queremos aprender um pouco", disse Lilly.

Dentre as irmãs, a que detém o melhor tempo na carreira em maratonas é Leila, que já correu para 2h37min11s. A marca está muito distante da melhor registrada no mundo em 2016 e que pertence à etíope Tsegaye Tirfi, com 2h19min41s. Assim, brigar por medalha não é uma realidade para as estonianas. Mas isso não diminui em nada a empolgação delas.

"Seria muito legal se pudéssemos terminar a prova juntas. O que garanto é que vamos correr com sorriso no rosto e demonstrando nossas emoções. Iremos atrás de nossas melhores marcas", disse Lily.

Irmãs são apaixonadas pela pintura e dança

Tiina Kõrtsini
imagem: Tiina Kõrtsini

Além do atletismo, outra atividade que une as irmãs Luik é a pintura. Nas horas vagas, elas adoram fazer desenhos e quadros e inclusive mantêm uma página o Facebook na qual expõem os trabalhos feitos. Algumas das obras, inclusive já foram colocadas à venda. 

A dança também e uma paixão das trigêmeas. No site oficial, elas dizem que praticam a atividade desde os oito anos de idade e que isso as ajuda nos treinamentos e manutenção da forma física.

Topo