Olimpíadas 2016

Zanetti é liberado por patrocinador para carregar tocha em revezamento

Ricardo Bufolin/CBG

Fábio Aleixo

Do UOL, em São Paulo

Arthur Zanetti foi liberado pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) e pela Caixa Econômica Federal para participar do revezamento da tocha olímpica, que teve início na terça-feira em Brasília e terminará em 5 de agosto no Estádio do Maracanã. Ele deverá carregar a chama no dia 24 de julho em São Caetano do Sul (SP), onde está localizada sua base de treinos.

O comunicado de liberação foi enviado ao empresário e advogado do atleta, Marcel Camilo, no fim da tarde desta quarta-feira. Ele vinha cobrando uma posição das entidades desde o fim de março, quando surgiram os primeiros convites.

Até agora, o atual campeão olímpico e mundial das argolas, não havia acertado a sua presença para não romper uma cláusula do contrato entre CBG e Caixa que o impede de promover uma empresa do mesmo ramo. O Bradesco é um dos patrocinadores do revezamento. O impasse e o conflito de interesses havia sido mostrado pelo UOL Esporte na terça-feira

O Artigo 13 do Termo de Compromisso assinado por todos os condutores autoriza, em caráter irrevogável e irretratável o Comitê Organizador dos Jogos do Rio-2016, o COI (Comitê Olímpico Internacional) e os patrocinadores do revezamento a utilizar suas imagens de forma perpétua. Além disso, o participante também é obrigado a ceder direitos de voz e fotografia para fins comerciais ou não aos envolvidos na organização.

"Tivemos a liberação e agora vamos acertar os detalhes da participação. Até então não havíamos definido nada pois havia este impasse que poderia levar até uma rescisão contratual", explicou ao UOL Esporte Marcel Camilo na noite desta quarta-feira.

Mais cedo, CBG e Caixa haviam informado à reportagem que não havia nenhum tipo de restrição para o atleta levar a tocha.  Entretanto, o comunicado ainda não havia sido feito ao atleta e seu advogado.

A medida beneficia também outros atletas da seleção brasileira como Diego e Daniele Hypolito, que também aguardavam a resolução da pendência para confirmar a presença no revezamento.

Topo