Vídeos

Tiago Camilo é ouro no Pan de judô e fica perto da vaga na Rio-16

Rafal Burza/CBJ
Judoca brasileiro conquistou o tricampeonato e lidera corrida pela vaga até 90kg na Rio-16 imagem: Rafal Burza/CBJ

Do UOL, em São Paulo

O judô brasileiro confirmou sua hegemonia continental no Campeonato Pan-Americano da modalidade, em Havana, Cuba, e encerrou sua participação no primeiro lugar geral com 17 pódios. Foram sete ouros, quatro pratas e seis bronzes conquistados pelos brasileiros na competição, com destaques para os ouros de Tiago Camilo (até 90kg) e Rafael Silva (acima dos 100kg) na noite desde sábado (30).

Tiago Camilo venceu a final contra o americano Colton Brown, chegou ao seu terceiro ouro na história da competição e ficou ainda mais perto da vaga em sua categoria na Rio-16. Com o lugar mais alto do pódio, o brasileiro, que tem uma prata e um bronze olímpicos, somou 400 pontos no ranking nacional e abriu vantagem para o segundo colocado, Eduardo Bettoni. O ranking será encerrado em um mês, no dia 30 de maio.

“São cinco títulos pan-americanos. Estou muito feliz pela maneira como eu lutei. Venho me sentindo cada vez melhor no tatame, meu judô vem saindo desde as últimas competições. Conseguir lutar como eu sempre lutei ainda mais agora perto dos Jogos", disse Tiago, que venceu suas três lutas por ippon. Além de três ouros no Pan de judô, ele coleciona mais dois nos Jogos Pan-Americanos.

Rafael Silva também foi ouro em vitória não menos importante. Primeiro colocado no ranking dos pesados, ele venceu na final o rival brasileiro pela vaga olímpica acima dos 100 quilos, David Moura, que ocupa a segunda posição.

“Não tem nada definido ainda. Temos mais duas competições pela frente. Expectativa está grande já para o Grand Slam de Baku, que é na próxima semana, e depois vou ter um tempo maior para treinar pro Masters, em Guadalajara", afirmou após o título Rafael, que estará ao lado de David nas duas competições. 

“É óbvio que nós dois estamos muito bem preparados para a Olimpíada. São poucas competições, mas a gente ainda vai concorrer a 1200 pontos e espero que eu consiga tirar essa diferença. A última cartada é o World Masters, que vale quase o dobro do Pan, e eu vou com tudo para o essa disputa e para o Grand Slam de Baku para conquistar minha vaga", comentou David.

Brasil fica com a prata em clássico mundial

Luta da brasileira Mayra Aguiar contra a americana Kayla Harrison tornou-se um clássico mundial do judô. Dessa vez, quem levou a pior foi a brasileira, diferentemente do que aconteceu no Grand Slam de Paris deste ano.

Na final da categoria até 78 quilos do Pan de Havana, Mayra errou um golpe, levou o contra-ataque a acabou perdendo com uma chave de braço para a atual campeã olímpica.

Ficou, assim, com a prata. Mas será a representante brasileira no meio-pesado da Rio-16, já que lidera com muita folga o ranking nacional da categoria.

"Infelizmente, o que me deixa mais triste foi a final ter sido tão rápida. Mesmo se ela tivesse ganhado e eu tivesse lutado mais eu ficaria mais feliz. Ela é uma atleta muito forte no chão e acabou me surpreendendo, pegando meu braço. Levo como mais uma experiência e mantenho o foco totalmente na Olimpíada", avaliou Mayra, campeã mundial de judô e medalha de bronze nos Jogos de Londres-12.

Topo