Vídeos

Sérgio Moro e astros do esporte dividem espaço em lista dos mais influentes

Kevin Winter/Getty Images
Caitlyn Jenner, campeã olímpica como William Jenner, foi uma das homenageadas imagem: Kevin Winter/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

A revista "Time" divulgou nesta quinta-feira (21) a edição 2016 de sua lista de 100 personalidades mais influentes do mundo. Na relação, juntamente com o juiz federal Sérgio Moro, estão dez atletas ou ex-atletas: Ronda Rousey (MMA), Sania Mirza (tênis), Jordan Spieth (golfe), Usain Bolt (atletismo), Lewis Hamilton (automobilismo), Stephen Curry (basquete), Katie Ledecky (natação), Ibtihaj Muhammad (esgrima), Dwayne Johnson (luta livre) e Caitlyn Jenner (atletismo).

Esta última, porém, não entrou na lista por sua relação com o esporte. Caitlyn Jenner nasceu como William Bruce Jenner e, como homem, chegou a ser campeão olímpica de decatlo em 1976. Jenner passou por uma cirurgia de mudança de gênero em 2015, assumindo sua nova identidade como Caitlyn.

AP Photo/Andy Wong
O velocista Usain Bolt imagem: AP Photo/Andy Wong

Por isso, Caitlyn teve seu perfil escrito na revista por Wayne Maines, ativista pelos direitos dos transgêneros no estado do Maine. “Eu estava no colegial quando Caitlyn ganhou sua medalha de ouro na Olimpíada de 1976. Sua vitória no decatlo deu um modelo positivo a nossa nação – e criou um herói para mim. Ter esta coragem de se revelar a esta altura da vida faz dela uma heroína ainda maior”, descreve Maines.

Outros atletas também ganharam perfis bastante elogiosos. “Quando Katie Ledecky está na água, é como se mais ninguém estivesse ao seu redor. E muitas vezes, ninguém está mesmo”, descreve a ex-nadadora Janet Evans. Já Stephen Curry é descrito pela bailarina Misty Copeland como alguém que “combina uma habilidade nunca vista com a fleuma de um grande artista”. Ibtihaj Muhammad, descrita como "uma das melhores esgrimistas do mundo" pelo deputado Keith Ellison, disputará a Olimpíada de 2016 no Rio de Janeiro usando um hijab, o véu que cobre a cabeça das mulheres muçulmanas.

Eraldo Peres - 9.set.2015/AP
O juiz Sérgio Moro é responsável pela Lava Jato na Justiça Federal do Paraná imagem: Eraldo Peres - 9.set.2015/AP

Mario Andretti descreve Lewis Hamilton como um piloto “de atitude”, enquanto Ziggy Marley vê Usain Bolt como “uma luz”. Tony Romo apresenta Jordan Spieth como um exemplo “de tudo que é grande no esporte”; já Sania Mirza tem “uma confiança, uma força e uma resiliência que vão além do tênis”, segundo Sachin Tendulkar, lenda do críquete. A humorista Tina Fey, por sua vez, se diz “apaixonada” por Ronda Rousey. Dwayne Johnson, o ator The Rock, é ex-lutador, mas entrou na lista como ator.

A lista conta apenas com um brasileiro: o juiz Sergio Moro, responsável por conduzir a Operação Lava Jato. Segundo Bryan Walsh, editor de notícias internacionais da "Time", Moro é “apenas um juiz, embora esteja julgando um escândalo de corrupção tão grande que pode derrubar uma presidente – e talvez mudar uma cultura de impunidade que tem se atrasado o progresso de seu país”.

Topo