Nadador que tirou Cielo da Rio-2016 foi à forra com doce para comemorar
Guilherme CostaDo UOL, no Rio de Janeiro
Ítalo Duarte, 24, ainda está tentando entender a dimensão do que aconteceu com ele na última quarta-feira (20). O nadador foi o segundo colocado na prova final da seletiva olímpica do Brasil para os 50 m livre, garantiu vaga na prova da Rio-2016 e tirou dos Jogos o compatriota Cesar Cielo, 29, maior nome do país na história da modalidade. Ele não consegue dizer quantas ligações e mensagens recebeu desde que saiu da piscina do Estádio Aquático Olímpico, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca. Até aqui, a única coisa que o feito mudou na vida do velocista foi uma pausa na dieta: Ítalo comemorou com refrigerante e petit gateau.
“Não vou mentir, não: comi uma sobremesa. Comi um petit gateau e tomei um refrigerante só para matar a vontade. Fazia muito tempo que eu não comia um doce. Merecia um docinho”, contou o nadador mineiro, que comemorou a classificação para os Jogos em um jantar com a mãe e a namorada em um restaurante do Rio de Janeiro.
A restrição alimentar é uma das explicações para ascensão de Ítalo, que já havia feito o segundo melhor tempo do país nos 50 m livre da primeira seletiva olímpica (22s08 em Palhoça-SC, em dezembro do ano passado – Cesar Cielo abandonou a competição antes de nadar a prova). O campeão olímpico de Pequim-2008 nadou melhor nas eliminatórias do segundo classificatório e chegou a passar à frente, mas foi superado novamente na prova final. Ítalo completou a distância em 21s82, sexto melhor tempo do planeta no ano, e foi superado apenas por Bruno Fratus (21s74) – Cielo fez 21s91.
“A última vez em que eu comi um doce foi no Natal. Depois disso já foi mais restrita a alimentação. Foi bem rigorosa”, relatou Ítalo, que chegou a deixar de frequentar eventos sociais para não sofrer com tentações à dieta: “Minha namorada me convidava para um aniversário, e eu perguntava: ‘Vai ter doce?’. Ela falava que sim, como em toda festa de aniversário, e eu dizia que não ia. Ela deixava de ir também”.
Ítalo namora há cinco anos a nadadora Roberta Martins, e ela teve um papel importante na dieta do atleta: “Ela foi superpaciente comigo. Merece o título de melhor namorada do mundo”.
A classificação para a Rio-2016, aliás, já rendeu um novo pedido do nadador à namorada. “Ela segurou bem essa onda, mas vai precisar me ajudar por mais uns três meses até as Olimpíadas”, disse Ítalo.
O Brasil pode inscrever até dois atletas por prova individual da natação na Rio-2016. Nos 50 m livre, as vagas do país ficaram com Bruno Fratus e Ítalo Duarte. Cesar Cielo, medalhista de ouro da distância em Pequim-2008 e tricampeão mundial, não estará nos Jogos.