COI diz que polêmica entre Rio-2016 e Londres-2012 está resolvida e não vai interferir

Rodrigo Mattos

Do UOL, em São Paulo

  • Ben Stansall/AFP

    Festa de encerramento dos Jogos Paraolímpicos de Londres, quando Rio recebeu a bandeira olímpica

    Festa de encerramento dos Jogos Paraolímpicos de Londres, quando Rio recebeu a bandeira olímpica

 

O COI (Comitê Olímpico Internacional) não vai interferir no caso em que  funcionários do Comitê do Rio-2016 se apropriaram de forma indevida de documentos do Comitê de Londres-2012. Para o organismo internacional, a questão está resolvida.

“Esse é um assunto puramente entre Londres e o Rio-2016. Lidou-se com a questão de forma profissional e rápida – as duas partes estão satisfeitas e a há pouco mais a dizer e nenhuma ação a ser esperada do COI”, afirmou o porta-voz do COI, Mark Adams, ao UOL.

Com isso, está mantido o debriefing – troca de informações entre os comitês organizadores – marcado para novembro no Rio de Janeiro. Neste encontro, Londres vai transferir justamente dados e documentos, possivelmente alguns dos que foram copiados pelos funcionários do comitê carioca.

Até porque o atrito entre os dois comitês olímpicos ocorreu não porque os dados acessados fossem sigilosos. A questão é que havia procedimentos de como obtê-los.

Ao ganharem cargos em Londres-2012, os brasileiros assinaram contratos com o organismo com regras, entre elas sobre acesso a informações. E houve um desrespeito a esse termo ao copiar os arquivos, o que causou irritações nos ingleses.

Eles reclamaram ao Comitê Rio-2016 sobre a apropriação de documentos, o que levou a demissão dos funcionários e a restituição dos dados.  

UOL Cursos Online

Todos os cursos