Zanardi vence mais uma e leva o segundo ouro nos Jogos Paraolímpicos de Londres

Do UOL, em São Paulo

  • REUTERS/Andrew Winning

    Ex-piloto de Fórmula 1, o italiano Alessandro Zanardi disputa os Jogos Paraolímpicos

    Ex-piloto de Fórmula 1, o italiano Alessandro Zanardi disputa os Jogos Paraolímpicos

O ex-piloto Alessandro Zanardi repetiu seu bom desempenho da última quarta-feira e ganhou a medalha de ouro, nesta sexta-feira, na prova do ciclismo de estrada H4 dos Jogos Paraolímpicos de Londres.

Foi a segunda medalha dourada do italiano na competição. Antes, Zanardi já havia competido e ganhado o ouro na categoria H4 do ciclismo, prova do contrarrelógio, modalidade conhecida como handbike.

Nesta sexta, Zanardi terminou os 64 km da prova em 2h00min33. A prata ficou com Ernst Van Dyk, da África do Sul, seguido por Wim Declair, da Bélgica.

O italiano perdeu as pernas em um grave acidente em setembro de 2001, após bater em uma prova da Indy [Cart, na época] em Lausitz, na Alemanha. Na volta após uma escapada de pista, Zanardi foi atingido em cheio pelo canadense Alex Tagliani a quase 300 km/h. A colisão dividiu o carro do futuro paraolímpico em dois e por pouco não tirou a sua vida.

Zanardi ficou com quase um litro de sangue em seu corpo após o acidente e relata ter ouvido manifestações incrédulas de médicos, que não entendiam como o piloto escapou vivo de uma cena tão assustadora.

Depois do acidente, Zanardi conseguiu uma impressionante adaptação e chegou a voltar às pistas em carros adaptados, em categorias de turismo. Em 2007, conheceu a handbike, espécie de bicicleta de três rodas impulsionada por movimentos de mãos.

Após apenas quatro semanas de treinamento, Zanardi chegou em 4º lugar na Maratona de Nova York de 2007, na categoria correspondente. O italiano conseguiria vencer a prova três anos depois, se credenciando para disputar os Jogos Paraolímpicos, hoje aos 45 anos.

VEJA O ACIDENTE COM ZANARDI EM 2001

UOL Cursos Online

Todos os cursos