Natália Falavigna perde para coreana na estreia e dá adeus às chances de ouro

Bruno Freitas

Do UOL, em Londres (Inglaterra)*

  • Toshifumi Kitamura/AFP

    Natália Falavigna segura a perna durante o primeiro round da derrota para coreana na estreia do taekwondo

    Natália Falavigna segura a perna durante o primeiro round da derrota para coreana na estreia do taekwondo

A brasileira Natália Falavigna não foi bem na sua estreia em Londres e perdeu por 13 a 9 para a sul-coreana In Jong Lee na categoria acima de 67 kg no taekwondo. Para piorar, ela ainda machucou o pé durante a derrota. A paranaense precisava torcer para que a algoz chegasse à final para continuar na disputa pelo bronze, mas não teve sorte e acabou eliminada.

Após derrotar Falavigna, Lee perdeu para a campeã mundial Anne-Caroline Graffe, da França, pelas quartas de final. Caso a sul-coreana vencesse, Natália ainda teria chances de disputar a repescagem.

"Faltou movimentação. Infelizmente, acho que torci o pé no primeiro round, e aí fica difícil contra uma atleta de recursos. Meu corpo chegou estourado por causa das lesões e da pressa que eu tive para fazer esse ciclo olímpico. Mas não posso usar isso como desculpa", declarou Falavigna após a derrota.

Natália conseguiu fazer o primeiro ponto em um contra ataque logo no começo, mas levou um chute no rosto, que só foi computado depois que o técnico asiático pediu a revisão do lance. Os árbitros verificaram que o chute de Lee acertou a cabeça de Falavigna, e deram três pontos para a coreana. No entanto, a geração de imagem mostrou que o golpe aconteceu após o comando de parar a luta.

A brasileira se recuperou rapidamente e, após dois contra-ataques bem sucedidos, virou o placar para 4 a 3 antes do fim do primeiro assalto. Mas o bom momento durou pouco. Falavigna levou uma segunda advertência e, em seguida, sofreu dois golpes na cabeça que deram uma boa vantagem à coreana: 12 a 4 no fim do segundo round.

Falavigna tentou uma reação no começo do terceiro assalto e diminuiu três pontos logo no primeiro minuto. A coreana tentava se defender, enquanto a brasileira seguia pontuando. Faltando 30 segundos, a desvantagem já era de apenas três pontos: um chute no rosto seria suficiente para empatar, mas não deu tempo.

Bronze em Pequim-2008, Falavigna precisou se recuperar de duas lesões seguidas em seu joelho direito antes de disputar a sua terceira Olimpíada. Mesmo assim, ela chegou de sua preparação nos EUA dizendo estar mais madura do que há quatro anos.

Natália Falavigna tem 28 anos e, além do bronze em Pequim, foi prata nos Jogos Pan-Americanos do Rio em 2007 e campeã mundial da categoria em 2005. A atleta de Londrina representa o Fluminense, e sua última grande conquista foi o ouro na Universíada de 2009. 

*Atualizada às 11h20

"TORCEMOS PARA QUE NATÁLIA TENHA UMA BOA RECUPERAÇÃO"

Brasileiros em Londres - dia 15
Brasileiros em Londres - dia 15

UOL Cursos Online

Todos os cursos