Filhas de medalhista olímpico jogam cinzas do pai na pista do salto triplo em Londres

Do UOL, em São Paulo

  • Adrian Dennis/AFP

    Vista geral da pista de saltos no Estádio Olímpico: agora, com as cinzas de George Avery

    Vista geral da pista de saltos no Estádio Olímpico: agora, com as cinzas de George Avery

Enquanto a final masculina do salto triplo era disputada na quinta-feira, duas mulheres nas arquibancadas chegaram o mais perto da pista que conseguiram e abriram a urna com as cinzas do pai, o saltador australiano George Avery, medalha de prata na modalidade em Londres-1948.

Os restos do medalhista foram levados pelo vento até a pista do salto triplo e se juntaram à caixa de areia onde os atletas finalizam suas tentativas. Foi uma homenagem das suas filhas, que entraram no estádio olímpico com as cinzas do pai e conseguiram burlar a segurança para espalhá-las pela arena.

Avery morreu antes que pudesse realizar seu sonho de retornar a Londres, palco de sua conquista, para ver os Jogos Olímpicos de 2012. “Então eu vim com minha irmã, nossos maridos, filhas e neto e trouxe as cinzas dele... ele está aqui conosco enquanto assistimos”, disse Robyn Glynn, filha do saltador, à ABC 702 Sydney.

“Na verdade, nós fizemos mais do que apenas trazê-lo. Nós fomos sorrateiramente para a beira da pista e deixamos a brisa levar as cinzas direto para a pista do salto triplo”, revelou Glynn. “Decidimos que este é o lugar em que ele gostaria de estar”.

Há 64 anos, Avery demorou três semanas em um voo da Austrália para Londres, em um avião que quebrou 13 vezes. “Quando eles chegaram, muitos ficaram doentes e desistiram de competir. Meu pai teve pneumonia”, lembrou a filha.

Avery planejava competir no salto em distância e no salto triplo, mas acabou participando apenas da última prova, assim que recebeu alta do hospital.

“Até os meus 12 anos, a gente nem sabia que ele tinha sido atleta olímpico. A medalha estava em uma gaveta, e o papai decidiu que era hora de iniciar a gente no atletismo. Foi quando nós soubemos do que ele tinha feito”, recordou Glynn.

UOL Cursos Online

Todos os cursos