Poliana Okimoto tem hipotermia, desmaia e vai para o pronto socorro após abandonar maratona aquática

José Ricardo Leite

Do UOL, em Londres (Inglaterra)

  • Reprodução/TV Record

    Poliana Okimoto recebeu ajuda de voluntários e precisou do auxílio de uma cadeira de rodas

    Poliana Okimoto recebeu ajuda de voluntários e precisou do auxílio de uma cadeira de rodas

A brasileira Poliana Okimoto não aguentou o ritmo da maratona aquática e abandonou a prova antes do final nos Jogos de Londres. A nadadora precisou de ajuda para sair do lago Hyde Park. Em sua segunda participação olímpica, Poliana parecia exausta e depois de receber auxílio para deixar água, recorreu a uma cadeira de rodas.

  • Poliana Okimoto precisou de ajuda para deixar o lago Hyde Park

O diretor de águas abertas da CBDA (Confederação Brasileira de Desportes Aquáticos), Igor Souza, disse que Poliana Okimoto teve hipotermia e que ela desmaiou após desistir da prova. A temperatura da água era de 19ºC.

"O ritmo dela caiu muito, ela acabou desmaiando fora da água, levantou o braço e pediu para ser recolhida. Agora está melhor e no pronto socorro. Está se recuperando e chateada",explicou.

De acordo com Souza, Poliana está consciente. "Já está estabilizada. Ela está ainda com oxigênio, mas consciente e conversando. Ela chorou, são quatro anos de preparação, era uma das favoritas. Algumas atletas que estavam na frente, ela nunca perdeu. Ficou chateada, se preparou. É difícil receber essa patada", revelou.

O membro da CBDA elogiou o atendimento recebido pela atleta brasileira. "Ela não conseguiu reagir à baixa temperatura, muito calor fora e baixa temperatura na água. Quando saiu da água caiu a pressão. Foi um atendimento perfeito e muito bom", explicou.

?Ela já nadou em águas assim, não é falta de treinamento. Mas cada prova é uma prova, hoje [quinta-feira] ela não reagiu bem?, continuou.

A paulista era apontada como uma das atletas que estavam na briga pelo pódio da prova. Além de Poliana, a sul-africana Jessica Roux também desistiu da disputa em Londres.

Conhecida pelo seu forte fim de prova, Poliana começou a prova tentando poupar energias para surpreender ao final dos 10 km. Porém, a brasileira foi perdendo rendimento e caindo de posições voltas após voltas. Quando passou na quarta volta, a nadadora paulista já aparecia na 20ª posição, com o tempo de 1h19min22s30.

A vitória da prova ficou com a húngara Eva Risztov, conhecida por ser uma atleta versátil, que venceu com o tempo de 1h57min38s. Em Londres, a atleta também competiu nos 400 m medley, 400 m e 800 m livre. A medalha de prata foi para a norte-americana Haley Anderson e o bronze ficou com a italiana Martina Grimaldi.

"POLIANA TINHA TUDO PARA BRIGAR PELO BRONZE", DIZ COMENTARISTA

Brasileiros em Londres - dia 13
Brasileiros em Londres - dia 13

UOL Cursos Online

Todos os cursos