Diogo Silva usa catimba contra jordaniano e fica a uma vitória da medalha no taekwondo

Bruno Freitas

Do UOL, em Londres (ING)

  • Flávio Florido/UOL

    Diogo Silva comemora vitória que o classificou para a semifinal da categoria até 68 kg do taekwondo

    Diogo Silva comemora vitória que o classificou para a semifinal da categoria até 68 kg do taekwondo

A medalha que não veio em Atenas-2004 está cada vez mais próxima de Diogo Silva. No início da tarde desta quinta-feira, o brasileiro venceu sua segunda luta em Londres, desta vez por 7 a 5 contra o jordaniano Mohammad Abdulidbeh, e avançou às semifinais da categoria até 68 kg do taekwondo. O triunfo teve um toque de estratégia de simulação em momento de adversidade no combate.

MAIS BRASILEIROS

  • AFPLucas Dantas/Futura Press/AE

    Zanetti chega ao Brasil com ouro na bagagem, tumulto no aeroporto e pensamento já em 2016

  • AP

    Brasileira da luta perde na estreia e quase vai à repescagem, mas acaba eliminada em Londres

  • Sátiro Sodré/CBDA

    Poliana Okimoto tem alta, sai andando e chora ao lembrar de abandono em Londres

Pela manhã, em sua estreia, Diogo já havia superado o uzbeque Dmitriy Kim com uma vitória por 3 a 2 na prorrogação, o "ponto de ouro".

Nas quartas de final, o jordaniano liderou o início do combate, abrindo 1 a 0 no primeiro assalto apesar de uma penalização por atingir Diogo abaixo da linha da cintura. O brasileiro então foi ao chão e requisitou atendimento médico.

"Foi uma estratégia nossa para esfriar a luta. Ele começou muito intenso", afirmou o brasileiro após o combate.

Em seguida Diogo igualou a luta logo no começo do segundo round e, com dois chutes seguidos, abriu 3 a 1. O jordaniano acusou dores em dois momentos do assalto e recebeu breve atendimento médico na perna, retornando para a luta. O brasileiro ainda teve tempo de acertar mais um golpe e partir para o último round com boa vantagem.

Abdulidbeh recebeu nova punição no terceiro assalto, permitindo a Diogo abrir 5 a 1. Com um golpe certeiro, porém, e um pedido de revisão, o jordaniano ganhou três pontos e deixou o combate em 5 a 4. Punido novamente, o adversário deixou Diogo com 7 a 5 e lhe deu a vitória.

"Não fui para Pequim, mas fiz o ciclo para Pequim inteiro. Estou me preparando há oito anos para isso. Seria inaceitável chegar aqui e tremer", comentou Silva.

Agora, o brasileiro encara o iraniano Mohammad Bagheri Motamed, que eliminou o afegão Rohullah Nikpah. Se vencer, Diogo disputará a medalha de ouro. Se perder, brigará pelo bronze com um atleta saído da repescagem.

"Esses países como Irã e Afeganistão são países acostumados à guerra, ao conflito. Isso caracteriza os lutadores. Tenho que me preparar para lutas com este perfil", declarou o representante do país.

O brasileiro busca em Londres uma inédita medalha olímpica para sua carreira, depois de uma série de conquistas no ano passado, como o bronze no US Open e o titulo de campeão mundial militar no Rio de Janeiro. Diogo já foi campeão do Pan-Americano, Jogos Sul-Americanos, Jogos Mundiais Universitários e Jogos Mundiais Militares.

Esta é a segunda Olimpíada da carreira de Diogo Silva. O brasileiro ficou fora de Pequim-2008 e em Atenas-2004 chegou perto do pódio, mas perdeu a decisão pela medalha de bronze.

Além de Diogo Silva, o taekwondo do Brasil conta com mais uma representante nos Jogos de Londres. Bronze em Pequim há quatro anos, Natália Falavinga entra em ação no sábado, na categoria acima de 67 kg, com combate de estreia agendado para 5h30 (de Brasília). 

Brasileiros em Londres - dia 13
Brasileiros em Londres - dia 13

UOL Cursos Online

Todos os cursos