Walsh e May conquistam o tri no vôlei de praia após ciclo 'interrompido' por gravidez

Do UOL, em São Paulo

  • AP Photo/Petr David Josek

    Walsh e May comemoram ponto na vitória sobre Ross e Kessy, que valeu a medalha de ouro

    Walsh e May comemoram ponto na vitória sobre Ross e Kessy, que valeu a medalha de ouro

As norte-americanas Walsh e May seguem entrando para a história dos Jogos Olímpicos. Depois de faturar a medalha de ouro em Atenas-2004 e Pequim-2008, a dupla conquistou nesta quarta-feira o tricampeonato, em Londres. Na decisão, elas venceram sem muita dificuldade as compatriotas April Ross e Jennifer Kessy por 2 sets a 0, parciais de 21-16 e 21-16.

JULIANA E LARISSA SÃO BRONZE

  • REUTERS/Marcelo Del Pozo

    Juliana e Larissa queriam o ouro, mas não sairão de mãos vazias de Londres. Apesar do abatimento depois da derrota surpreendente na semifinal, a dupla brasileira se superou e ganhou por 2 sets a 1 (11-21, 21-19 e 15-12) das chinesas Zhang Xi e Xue, garantindo o bronze nos Jogos Olímpicos de Londres.

A medalha de ouro nesta edição do torneio era justamente o grande objetivo das americanas quando elas retomaram a parceria em março de 2011. Elas estavam separadas desde 2009, quando Walsh resolveu se dedicar mais à família e deu uma pausa em sua carreira, quando ficou grávida. Inicialmente, elas não pretendiam voltar a jogar, mas o sonho pelo tricampeonato as motivou a se unirem no ano passado.

Em 21 partidas em Jogos Olímpicos, elas nunca perderam, e apenas em Londres foram derrotadas em um set, contra uma dupla austríaca ainda na primeira fase do torneio. Não à toa elas são consideradas a melhor dupla de vôlei de praia de todos os tempos.

Contra Ross e Kessy, Walsh e May começaram com uma dificuldade mínima e uma pequena vantagem contra no início da parcial. Depois, porém, passaram a impôr um forte ritmo de jogo e tiveram o domínio do confronto. A vantagem de cinco pontos conseguida foi mantida até o final do primeiro set, vencido com tranquilidade.

Já na segunda parcial as então bicampeãs deram uma diminuída no ritmo e viram as compatriotas crescerem no duelo. O set  foi equilibrado até um 8 a 8, conseguido em ace de Ross. Ali, a renomada parceria fez valer sua experiência e seu vasto currículo vitorioso, e passaram à frente e caminharam para a vitória.

Na reta final, o forte bloqueio de Misty May e Kerri Walsh fez mais uma vez a diferença, e a dupla, enfim, comemorou o tricampeonato.

UOL Cursos Online

Todos os cursos