Ouro e bronze no triatlo, britânicos são primeiros irmãos a subirem no pódio juntos desde 1960

Do UOL, em São Paulo

  • AFP PHOTO / CHRISTOPHE SIMON

    Irmãos Jonathan, à esquerda, e Alistair Brownlee comemoram resultado no triatlo olímpico

    Irmãos Jonathan, à esquerda, e Alistair Brownlee comemoram resultado no triatlo olímpico

Os britânicos Alistair e Jonathan Brownlee fizeram história prova do triatlo masculino dos Jogos Olímpicos e conquistaram, respectivamente, as medalhas de ouro e bronze. É a primeira vez que dois irmãos vão ao pódio em um evento olímpico individual em mais de 50 anos. A prata ficou com o espanhol Javier Gomez.

"Ter dois irmãos, dois irmãos britânicos, no pódio; você não pode pedir mais", comemorou o vencedor, pouco antes da cerimônia de entrega das medalhas.

ITALIANOS HAVIAM SIDO OS ÚLTIMOS IRMÃOS MEDALHISTAS

Os italianos Raimondo e Piero D’Inzeo haviam sido os últimos irmãos a conquistarem medalhas em uma disputa individual em Jogos Olímpicos. Foi na prova de salto do hipismo na Olimpíada de Roma, em 1960. Raimondo ficou com o ouro, enquanto Piero levou a prata para casa.

Os dois Brownlee são os líderes do ranking mundial de triatlo e estiveram sempre no pelotão da frente nesta terça-feira. Alistair, de 24 anos, dominou o trecho de corrida, que encerra o trajeto, e completou a prova em 1h46min25. Foi o primeiro ouro britânico neste esporte.

“Eu estava muito ansioso para ir lá, competir e, obviamente, consegui o resultado que eu queria”, afirmou Alistair.

Jonathan, de 22, foi ultrapassado por Gomez, que se recuperou após ir mal no ciclismo, na terceira parte da disputa. O espanhol, antigo campeão mundial, registrou tempo de 1h46min36, contra 1h46min56 do britânico.

“Nós sabíamos que ele (Jonathan) tinha recebido uma penalização de 15 segundos mais cedo nas bicicletas, então eu estava falando para ele não se preocupar, que pegaria tranquilamente um pódio mesmo com a punição”, falou Alistair.

A cerimônia de premiação do triatlo foi atrasada em 30 minutos, pois Jonathan desmaiou logo após o término da disputa. O britânico recebeu cuidados médicos para depois, enfim, ser liberado para o pódio.

Melhor brasileiro, Reinaldo Colucci foi o 36º colocado. Ele não teve um bom início e foi apenas o 50º melhor no trecho a nado. O atleta cresceu na parte do ciclismo, conseguindo anotar tempos próximos aos dos líderes em algumas parciais, mas voltou a cair na corrida final.

Outro representante do Brasil na prova, Diogo Sclebin também fez fazer prova oscilante e terminou na 44ª posição, com 1h51min51.

Brasileiros em Londres - dia 11
Brasileiros em Londres - dia 11

UOL Cursos Online

Todos os cursos