Brasil apaga no 2º tempo, perde das campeãs mundiais e está fora do handebol em Londres

Gustavo Franceschini

Do UOL, em Londres (Inglaterra)

  • Flávio Florido/UOL

    Goleira Chana chora após término do jogo contra a Noruega, que eliminou o Brasil da Olimpíada

    Goleira Chana chora após término do jogo contra a Noruega, que eliminou o Brasil da Olimpíada

A melhor seleção feminina de handebol da história do Brasil está fora dos Jogos Olímpicos de Londres. Nesta terça, as meninas suaram, chegaram a dominar a Noruega, atual campeã olímpica e mundial, mas apagaram no segundo tempo, perderam por 21 a 19 nas quartas de final e estão eliminadas do torneio.

"Caímos pelos nossos erros. Nós não podemos errar tantos arremessos e lançamentos. A gente já vinha indo mal no segundo tempo nos jogos anteriores. Fomos nós que vacilamos e perdemos o jogo", disse a pivô Dani Piedade. 

A queda precoce, no entanto, não apaga o bom trabalho feito pela equipe em Londres. Esta é a melhor campanha do país na história do handebol. A colocação final ainda depende de outros resultados, mas não será inferior às campanhas anteriores. Desde a estreia no torneio, em 2000, foram duas eliminações nas quartas e uma queda na primeira fase, mas nunca a seleção havia liderado o seu grupo, como fez na atual edição.

O problema é que logo na estreia no mata-mata encarou um rival de peso. A Noruega é a atual campeã olímpica e mundial e um dos times mais fortes da atualidade, apesar de ter feito uma fase de grupos ruim. A equipe nórdica terminou apenas na quarta posição do seu grupo, e por isso caiu no caminho do Brasil, que começou bem melhor.

Desde o início o time comandado pelo dinamarquês Morten Soubak tomou o controle do jogo e se impôs com pelo menos três gols de vantagem. Na defesa, Chana fez a diferença segurando até um tiro de sete metros, o pênalti do handebol. No ataque Alexandra fazia a diferença com quatro gols só no primeiro tempo, mesmo bem marcada.

O único momento de tensão antes do intervalo foi aos 27 minutos, quando Fernanda tentou disputar uma bola no ataque e levou uma punição de dois minutos fora. Mesmo com uma a menos, no entanto, o Brasil se segurou, levou apenas um gol e foi para a etapa final vencendo por 13 a 9.

O que vamos levar dessa Olimpíada é só a tristeza de ter o jogo na mão e perder. Era o nosso jogo, era o nosso momento, e não soubemos aproveitar

Chana, goleira da seleção brasileira

No início do segundo tempo, o roteiro parecia que seria o mesmo. Alexandra, artilheira do torneio até agora, começou decisiva na frente, abusando da categoria em arremessos por cobertura. Chana, por sua vez, fez três defesas em sequência e o Brasil abriu 15 a 9.

Só que aí, em um lance bobo, Mayara cometeu uma falta mais forte e levou uma punição de dois minutos fora e mudou todo o jogo. A ausência de uma atleta mexeu com o Brasil. No período com um a menos, a Noruega marcou dois gols e inflou a torcida.

"Qualquer bola é importante em um jogo desses. É que a menina também fez uma cena no lance e por isso que eu levei dois minutos. Fui com a intenção de parar o contra-ataque, mas infelizmente não deu", disse Mayara. 

Depois, foi a vez de Dara cumprir punição de dois minutos. Quando ela voltou e igualou o número de atletas, as europeias continuaram fortes e diminuíram a diferença para apenas dois gols. Daí em diante, o jogo ganhou em emoção e passou a ser disputado lance a lance, com o Brasil mantendo a vantagem apertada e as europeias crescendo muito. A Noruega desperdiçou dois sete metros, um deles defendido por Chana, e a seleção continuava sendo pressionada.

As norueguesas passaram à frente do placar faltando oito minutos. O Brasil ainda empatou, mas uma falha de Chana mostrou o nervosismo do time nos instantes finais, e as adversárias aproveitaram para abrir dois de vantagem e administrar a vitória.

“Não tivemos sucesso na organização do ataque no segundo tempo. Não conseguimos quebrar a forte defesa da Noruega e a goleira deles fez uma grande segunda etapa. Os contra-ataques rápidos foram um problema, e a Noruega é conhecida por jogar assim. Estivemos no controle do jogo no primeiro tempo, mas no segundo a Noruega acordou e mostrou porque é a atual campeã”, avaliou o treinador do Brasil, Morten Soubak. 

"BRASIL SOFREU APAGÃO NO 2º TEMPO", AVALIA COMENTARISTA

Brasileiros em Londres - dia 11
Brasileiros em Londres - dia 11

UOL Cursos Online

Todos os cursos