Em dia de recorde, Alison e Emanuel sofrem com poloneses, mas vão à semifinal da Olimpíada

Do UOL, em São Paulo

  • REUTERS/Marcelo del Pozo

    Alison e Emanuel comemoram ponto da dupla brasileira em vitória sobre poloneses

    Alison e Emanuel comemoram ponto da dupla brasileira em vitória sobre poloneses

A dupla Alison/Emanuel está garantida na semifinal olímpica do vôlei de praia. Nesta segunda-feira, os brasileiros superaram os poloneses Fijalek e Prude por 2 sets a 1, parciais de 21-17, 16-21 e 17-15, e avançaram à próxima fase. Esta será a terceira vez seguida que Emanuel, de 39 anos, disputará uma semi de Jogos Olímpicos, em cinco participações. Ele foi ouro em Atenas-2004 e bronze em Pequim-2008. Alison, de 27, tenta sua primeira medalha do torneio.

A partida desta segunda foi a 24ª de Emanuel em Olimpíadas, o que o coloca como recordista em número de jogos neste tipo de competição, ao lado do ex-parceiro Ricardo, que também chegará aos 24 jogos em Londres. 

O primeiro ponto da partida foi da dupla polonesa, em forte ataque de Fijalek, que superou o bloqueio potente de Alison. Em um duelo equilibrado, a experiência de Emanuel pesou em alguns momentos, tendo a noção exata do posicionamento dos rivais em quadra para atacar e pontuar. Mesmo assim, os europeus dificultaram bastante a primeira parcial, e liderando muitas vezes o placar.

Em um ace de Alison, porém, a dupla atual campeã mundial fez 9 a 8 e pela primeira vez passou à frente. Na sequência, Emanuel fez uma defesa e completou com um bonito ataque, colocando o Brasil com dois pontos de vantagem. Os poloneses conseguiram o empate e chegaram a ter a chance de fazer 11 a 10, mas Fijalek atacou para fora.

JULIANA E LARISSA ESTÃO NA SEMIFINAL

  • Getty Images

    Absolutas, Juliana e Larissa venceram mais uma partida neste domingo e conquistaram vaga para as semifinais do vôlei de praia em Londres. A vitória sobre a dupla alemã Laura Ludwig e Sara Goller por 2 sets a 0 foi tranquila no início, mas teve sufoco na segunda etapa, com parciais de 21 a 10 e 21 a 19.

Com dois erros de ataque de Emanuel, os rivais voltaram a comandar o primeiro set, mas Alison igualou o duelo com um bloqueio e um ataque potente, fazendo 17 a 16. E a vitória brasileira no primeiro set pode ser colocada na conta do "Mamute". Um erro de ataque dos adversários, forçado por ele, um bloqueio e uma bola de segunda surpreenderam Fijalek/Prude: 21 a 17.

No segundo set, os brasileiros começaram desconcentrados e erraram três vezes logo no começo, fazendo com que os europeus abrissem 5 a 1 no placar. Aos poucos, a grande vantagem foi diminuindo e logo virou um empate: 6 a 6.

Depois de alguns momentos trocando pontos, a dupla da Polônia conseguiu abrir uma boa vantagem de três pontos (14 a 11), que foi ampliada ainda mais após um erro de Emanuel - 17 a 13. Um ace de Prudel deu a vitória da parcial aos europeus, que ocupam o sétimo lugar no ranking da FIVB (Federação Internacional de Vôlei).

No tie-break, Fijelek e Prudel abriram 2 a 0, mas Alison e Emanuel conseguiram o empate rapidamente. A primeira vez que os brasileiros ficaram à frente do placar foi em um 5 a 4, após forte saque da Alison. Logo na sequência, o gigante brasileiro ainda conseguiu um lindo bloqueio, e a parceria abriu dois de vantagem.

Na reta decisiva da partida, porém, a parceria campeã mundial falhou e deu um susto nos brasileiros presentes na Arena. Depois de três erros de Emanuel, os poloneses abriram 11 a 8. 

A desvantagem não intimidou os jogadores brazucas, que conseguiram empatar em 14 a 14. Um ace de Alison recolocou a dupla à frente e com match point. O Mamute fez uma bela defesa, e, no contra-ataque, cravou a bola no chão. 

 

Brasileiros em Londres - dia 10
Brasileiros em Londres - dia 10

UOL Cursos Online

Todos os cursos