Algoz do Brasil, Japão vence após pênalti perdido pela França e disputa 1ª final olímpica

Do UOL, em São Paulo

  • AP Photo/Luca Bruno

    Mizuho Sakaguchi (nº 6) comemora o seu gol, o segundo do Japão diante das francesas na semifinal

    Mizuho Sakaguchi (nº 6) comemora o seu gol, o segundo do Japão diante das francesas na semifinal

Atuais campeãs mundiais, as japonesas terão agora a oportunidade de lutar pelo primeiro título olímpico da história no futebol feminino. Depois de passar pelo Brasil nas quartas de final, a seleção do Japão bateu a França por 2 a 1 nesta segunda-feira, no estádio Wembley, sendo que as francesas desperdiçaram um pênalti aos 33min do segundo tempo.

A melhor participação do Japão em Olimpíadas havia sido em Pequim, no ano de 2008, quando ficou com o terceiro lugar. Agora, em sua primeira final olímpica da história, as japonesas terão pela frente quem levar a melhor no duelo entre Canadá e Estados Unidos, que acontece também nesta segunda-feira, às 15h45.

O Japão teve trabalho após o apito inicial e precisou de 30 minutos para abrir o placar. Em cobrança de falta da intermediária, Miyama levantou na área e a goleira Bouhaddi falhou feio ao tentar socar a bola e furar; Ogimi aproveitou o vacilou e, de dentro da pequena área, empurrou a bola para as redes. 1 a 0 no estádio de Wembley.

A vaga ficou mais perto das japonesas logo aos 3min do segundo tempo, quando Miyama levantou na área e encontrou Sakaguchi, que cabeceou no canto esquerdo de Bouhaddi e ampliou. A partir daí, porém, a França enfim acordou. Aos 33min, Thomis recebeu pela direita e cruzou rasteiro para Le Sommer, que apareceu livre na marca do pênalti e encheu o pé para diminuir a desvantagem. 2 a 1.

O gol de empate das francesas teve tudo para sair aos 33min, quando Le Sommer invadiu a área em jogada individual e o árbitro marcou penalidade. Porém, Bussaglia tirou demais da goleira Fukumoto e acabou mandando para fora a cobrança de pênalti e a chance da França de disputar a final em sua primeira participação nas Olimpíadas no futebol feminino.

Brasileiros em Londres - dia 10
Brasileiros em Londres - dia 10

UOL Cursos Online

Todos os cursos