Brasil vai à final por equipes no hipismo; Doda e Pessoa avançam no individual

Do UOL, em São Paulo

  • Mike Hutchings/Reuters

    Doda Miranda zerou seu percurso na segunda fase do torneio de saltos no hipismo

    Doda Miranda zerou seu percurso na segunda fase do torneio de saltos no hipismo

Três conjuntos brasileiros asseguraram neste domingo uma vaga na terceira fase do torneio de saltos no hipismo em Londres. Os cavaleiros Doda Miranda, Rodrigo Pessoa e José Roberto Reynoso ficaram entre os 45 melhores na segunda rodada e seguiram na competição. O desempenho deles assegurou ao Brasil o sétimo lugar geral, e uma vaga na final por equipes na segunda-feira.

Além da final por equipes, a próxima fase de saltos definirá os 35 conjuntos que irão para as finais individuais na quarta-feira. O melhor brasileiro foi Doda Miranda, que zerou o seu percurso e não acumula nenhuma punição. Ele e a montaria Rahmannshof's Bogeno estão empatados com outros 11 conjuntos na primeira posição geral.

“Fiquei muito feliz com minha montaria, saltamos até melhor hoje. Ele estava atento e cuidadoso”, observou Doda, que ainda fez piada com a instabilidade do clima em Londres: “Estou muito feliz também com a organização. Vocês armam o tempo de acordo com o país. Gostei do sol para o Brasil”, disse o cavaleiro, que competiu durante a trégua da chuva.

Rodrigo Pessoa acabou cometendo uma falta no penúltimo obstáculo, e agora acumula cinco pontos de penalização. Ele está atrás do compatriota Reynoso, que avançou com apenas quatro pontos perdidos. A pontuação das duas primeiras fases continua valendo para a classificação na final por equipes.

“Acho que tive um pouco de azar. Pensei que já tivesse feito a parte mais difícil e então cometi um erro no final. Estava preocupado com o tempo, porque o Rebozo não é o cavalo mais rápido, e eu fiz uma virada muito curta na entrada do obstáculo”, comentou Rodrigo. 

No geral das equipes, o Brasil somou oito pontos de punições e terminou o dia na sétima posição, empatado com os Estados Unidos, assegurando vaga na final. A Arábia Saudita está na liderança, seguida por Reino Unido, Holanda, Suíça e Suécia empatados em segundo, além do Canadá em sexto. Só os oito melhores times disputarão a final.

A final por equipes e a terceira rodada do torneio individual de saltos do hipismo em Londres está marcada para as 8 horas (de Brasília) de segunda-feira. O Brasil não poderá contar com descarte de pontos, já que o conjunto de Carlos Motta foi desclassificado depois de um refugo de sua montaria no dia anterior.

“Com apenas três cavaleiros no nosso time vai ser difícil, mas ainda estamos na disputa”, avaliou Rodrigo Pessoa.

Brasileiros em Londres - dia 9
Brasileiros em Londres - dia 9

UOL Cursos Online

Todos os cursos