Yamaguchi Falcão supera chinês e enfrenta pedreira cubana por medalha no boxe

Do UOL, em São Paulo

  • REUTERS/Murad Sezer

    Brasileiro enfrentará agora o atual campeão pan-americano e mundial

    Brasileiro enfrentará agora o atual campeão pan-americano e mundial

Apesar de sair em desvantagem no primeiro round, Yamaguchi Falcão se recuperou no restante do combate e venceu o chinês Fanlong Meng, neste sábado, na categoria até 81 kg dos Jogos Olímpicos. Após a vitória, o brasileiro agora enfrenta um adversário dificílimo para uma vaga nas semifinais e, consequentemente, uma medalha olímpica: o cubano Julio la Cruz Peraza.

A decisão inicial foi um empate por 17 a 17 entre os dois lutadores, mas a revisão das notas deu a vitória ao pugilista do Brasil. No próximo dia 8, o brasileiro enfrentará o atual campeão mundial e pan-americano Julio la Cruz Peraza. O cubano é tido como o favorito ao título olímpico e em sua primeira luta venceu o iraniano Ihab Almatbouli pelo pelo largo placar de 25 a 8. No boxe olímpico, dois pugilistas ganham o bronze, logo a vaga na semifinal já é o suficiente para garantir uma medalha.

Assim que começou o combate deste sábado, ficou clara a diferença física do brasileiro. Com um 1m90 de altura, o chinês Fanlong Meng levava vantagem de tamanho contra os 1m79 do brasileiro. Somava-se a isso o fato de o brasileiro ser um lutador originário da categoria até 75 kg.

No primeiro round, o brasileiro foi agressivo e se aproximou do adversário em um esforço de diminuir a envergadura do chinês, mas acabou derrotado por 6 a 5. Yamaguchi Falcão deu o troco no segundo round e venceu o chinês pela mesma pontuação, levando a decisão da luta para o última parte da luta.

Mostrando bastante desgaste, o chinês abusou dos clinches no terceiro round, na tentativa de reduzir o ritmo do brasileiro, que deferiu mais golpes no adversário. O resultado do round foi um empate em 6 a 6, que empatou a pontuação geral em 17 a 17. A revisão das notas, entretanto, favoreceu o brasileiro, que avança às quartas de final.

 Yamaguchi Falcão havia passado pela primeira fase ao vencer o indiano Sumit Sangwan, de apenas 19 anos, em um combate muito equilibrado, com o placar em 15 a 14 a favor do brasileiro.

AGRESSIVIDADE E CONSISTÊNCIA GARANTIRAM VITÓRIA DE YAMAGUCHI

Brasileiros em Londres - dia 8
Brasileiros em Londres - dia 8

UOL Cursos Online

Todos os cursos