Remadora brasileira é pega no doping e excluída da Olimpíada antes de competir

Bruno Freitas

Do UOL, em Londres (Inglaterra)*

  • Eric Feferberg/AFP

    Kissya Cataldo não pôde concluir sua participação no skiff simples neste sábado em Londres

    Kissya Cataldo não pôde concluir sua participação no skiff simples neste sábado em Londres

A remadora brasileira Kissya Cataldo era esperada para entrar na água na manhã deste sábado para a disputa do 13º lugar na final C do skiff simples nos Jogos Olímpicos, mas não apareceu. Segundo havia informado a Confederação Brasileira de Remo, a atleta teria acordado com uma indisposição e decidiu não competir. 

Mas, na verdade, o motivo de sua ausência foi outro. Mais tarde, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) esclareceu: Kissya foi flagrada por um exame antidoping realizado no Brasil antes dos Jogos Olímpicos e não competiu por já estar cumprindo suspensão. A substância proibida usada por ela não foi identificada. 

"A atleta de remo Kissya Cataldo está suspensa preventivamente pela Confederação Brasileira de Remo por ter apresentado resultado analítico adverso em exame pré-competição, realizado no Brasil, no dia 12 de julho, pela Federação Internacional de Remo (FISA). A Missão Brasileira foi informada da suspensão na manhã deste sábado, dia 4, e a atleta já não participou da prova de single skiff dos Jogos Olímpicos Londres 2012", comunicou o COB. 

"Soubemos pouco antes de ela ir para a água, uma meia hora antes. O exame foi feito em 12 de julho, mas só hoje [sábado] de manhã chegou o resultado", confirmou o chefe de equipe do remo brasileiro Sergio Brasil Sztancsa à reportagem do UOL Esporte.

"Perguntei para ela se tinha tomado alguma coisa, ela me falou que estava tomando as mesmas coisas, que nunca tinha dado nada. Mas ela foi pega no doping e agora terá que responder por isso", completou o dirigente. 

Assim, a remadora de 30 anos encerrou a sua participação em sua primeira Olimpíada com um 18º lugar no skiff simples. Kissya tinha conseguido a vaga para brigar pela 13ª posição ao ficar em segundo lugar em sua bateria na semifinal da última quinta-feira, com 8min01s64. O melhor tempo da final C deste sábado foi da irlandesa Sanita Purspure, com 7min59s77. 

*Atualizada às 7h25

Brasileiros em Londres - dia 8
Brasileiros em Londres - dia 8

UOL Cursos Online

Todos os cursos