Boxe feminino estreia nos Jogos Olímpicos no domingo com Brasil na disputa por medalha

Das agências internacionais, em Londres (Inglaterra)

  • Divulgação/CBBoxe

    Erika Matos é uma das pugilista brasileiras que defenderá o país no Jogos de Londres

    Erika Matos é uma das pugilista brasileiras que defenderá o país no Jogos de Londres

A russa Elena Savelyeva, medalhista mundial de boxe, e a norte-coreana Kim Hye Song, farão história no domingo por serem protagonistas da primeira luta entre mulheres na história do boxe olímpico, que começará a ser escrita na Arena Excel de Londres e contará com a participação de atletas brasileiras.

A primeira disputa será válida pelo peso mosca. Em Londres, o boxe olímpico de mulheres contará com mais duas categorias, ligeiro e médio - em cada uma das três categorias competirão 12 boxeadoras.


Savelyeva, que em maio ficou com o bronze no Mundial da China, chega a Londres como uma das favoritas para a disputa do título olímpico. A luta inicial também será marcada pela rivalidade porque é uma revanche do Mundial no qual a russa eliminou Hye Song.

Segundo o sorteio, a vencedora da luta entre Savelyeva e Hye Song terá um grande desafio perante a campeã mundial, a chinesa Ren Cancan, apontada como favorita ao ouro.

Minutos depois da primeira luta, será a vez de o Brasil estrear na modalidade com Erika Mattos, que enfrentará a venezuelana Karla Magliocco, também peso mosca.

Brasileiros em Londres - dia 8
Brasileiros em Londres - dia 8

"Nunca nos enfrentamos, mas a conheço bem. É uma rival dura e será uma honra brigar contra ela no primeiro combate entre latinas na história", disse Magliocco, medalhista de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara.

No peso mosca, a final esperada é entre Cancan e a britânica Nicola Adams, que antes terão que passar por adversárias de bom nível para chegar à disputa por medalhas.

No peso ligeiro, a brasileira Adriana dos Santos Araujo, sexta colocada no Mundial, estreará domingo perante a cazaque Saida Khassenova, uma boxeadora de nível médio em uma divisão na qual as favoritas são a irlandesa Katie Taylor e a russa Sofya Ochigava.

Pelo peso médio, a única representante brasileira é Roseli Amaral Feitosa, rival da chinesa Li Jinzi, da britânica Svannah Marshall e da russa Nadezda Torlopova.

 

UOL Cursos Online

Todos os cursos