Scheidt garante pelo menos o bronze e se iguala a Torben como o maior medalhista do Brasil

Do UOL, em São Paulo

  • AFP PHOTO/William WEST

    Robert Scheidt e Bruno Prada tentam a recuperação nesta sexta depois de dia ruim na quinta

    Robert Scheidt e Bruno Prada tentam a recuperação nesta sexta depois de dia ruim na quinta

A dupla brasileira Robert Scheidt e Bruno Prada garantiu uma medalha para o Brasil nesta sexta-feira na classe Star. Os velejadores terminaram o dia com uma vitória e um terceiro lugar, que confirmaram os dois na vice-liderança e os deixaram com mais de 18 pontos de diferença para o quarto colocado, distância suficiente para confirmar o lugar verde e amarelo no pódio.

SCHEIDT X TORBEN:

  •  

    Robert Scheidt


    Ouro: Atlanta-1996 e Atenas-2004

    Prata: Sydney-2000 e Pequim-2008

    Londres-2012: ainda não definido

     

  •  

    Torben Grael


    Ouro: Atlanta-1996 e Atenas-2004

    Prata: Los Angeles-1984

    Bronze: Seul-1988 e Sydney-2000

     

Com isso, Scheidt iguala Torben Grael como maior medalhista do Brasil nos Jogos. A medalha em Londres será a quinta da carreira do velejador, que acumula o bicampeonato olímpico na classe laser (Atlanta-1996 e Atenas-2004), uma prata também na laser em Sydney-2000, além da prata em Pequim-2008 já pela Star.

Após dez regatas disputadas, os brasileiros chegam para a disputa da Medal Race, regata que participam os dez melhores colocados e em que a pontuação é dobrada, ainda na briga pela medalha de ouro.

Para ficar com o lugar mais alto no pódio, Scheidt e Prada precisam chegar cinco posições na frente dos britânicos Ian Percy e Andrew Simpson, líderes da competição, e podendo no máximo ficar uma colocação atrás dos suecos Fredrik Loof e Max Salminen.

Na primeira regata do dia, os brasileiros lideraram boa parte e não tiveram dificuldades para confirmar a vitória. Já os britânicos tiveram uma boa recuperação no final, ganhando duas posições e terminando em quarto lugar

A sorte dos brasileiros mudou na décima regata. Eles conseguiram surpreender nos últimos metros e chegaram na terceira colocação.

470

As brasileiras Fernanda Oliveira e Ana Barbachan estrearam nesta sexta-feira nos Jogos. A dupla terminou a primeira regata da classe 470 na 11ª posição, mas melhoram na segunda série  e chegaram em quinto. Com os resultados, elas fecham o dia na sétima posição.

Finn

Estreante em Olimpíada, o brasileiro Jorginho Zarif fechou a sua participação na classe Finn na 20ª colocação. O velejador terminou as regatas desta sexta-feira na 19ª e 21ª posição, não conseguindo ficar entre os dez melhores, que disputarão a Medal Race no próximo domingo. 

Laser

A sexta-feira não foi boa para Bruno Fontes, representante brasileiro da classe Laser. O velejador terminou uma regata na 24ª colocação e outra na 21ª posição, fechando o dia em 14º lugar.

Laser Radial

Adriana Kostiw também não teve sorte na Laser Radial. A brasileira foi desqualificada na primeira regata do dia e terminou em 26º lugar na segunda. A velejadora fechou a sexta-feira em 24ª na classificação geral.

*Nota atualizada às 11h33

Brasileiros em Londres - dia 7
Brasileiros em Londres - dia 7

UOL Cursos Online

Todos os cursos