Rafael Silva e Maria Suelen vencem as duas primeiras lutas e vão às quartas

José Ricardo Leite

Do UOL, em Londres (Inglaterra)*

  • Miguel Medina/AFP

    Rafael Silva tenta a pegada contra o islandês Thormoduz Jonsson durante vitória por ippon na estreia

    Rafael Silva tenta a pegada contra o islandês Thormoduz Jonsson durante vitória por ippon na estreia

O judoca brasileiro Rafael Silva venceu suas duas primeiras lutas nesta sexta-feira e já está nas quartas de final dos pesos pesados (mais de 100 kg) do judô dos Jogos Olímpicos. Maria Suelen também começou bem na categoria acima de 78 kg, com duas vitórias. 

Rafael avançou às quartas após vencer o lituano Marius Paskevicius nas oitavas de final. Depois de cinco minutos de um combate equilibrado, a luta permaneceu empatada e foi para o golden score. Precisando apenas de um ponto para vencer a luta, o brasileiro acertou logo um ippon, depois de apenas 24 segundos.

Em sua primeira luta, Rafael teve uma estreia tranquila. Encaixou um ippon de osotogari no islandês Thormoduz Jonsson logo aos dois minutos de luta. O brasileiro, terceiro do ranking mundial, confirmou seu favoritismo no combate. 

Silva, também conhecido como “Baby” encara na próxima rodada o russo Alexander Mikhaylin, valendo vaga nas semifinais. Quem perder, vai para a repescagem.

Rafael pode ter pela frente nas semifinais, caso avance, duelo difícil contra o alemão Andreas Toelzer, segundo colocado do ranking mundial.

Essa categoria tem como amplo favorito o francês Teddy Rinner, que já venceu os título mundial seis vezes. Ele  está do outro lado da chave, e já venceu em sua primeira luta o polonês Janusz Wojnarowicz por um wazari e três punições para o adversário.

Maria Suelen também vai às quartas

Nona do ranking mundial, Maria Suellen Altheman também avançou às quartas de final depois de vencer a tunisiana Nihel Cheikh Rouhou por ippon em seu segundo combate na categoria acima de 78 kg.

Maria Suelen dominou a pegada contra a tunisiana, mas teve dificuldades para desenvolver sua luta. A adversária assumiu uma postura defensiva, e tomou uma advertência por ataque falso no começo. O combate seguiu em ritmo lento até que a brasileira fez valer seu favoritismo e jogou de ippon faltando um minuto para o fim.

Em sua primeira luta, Maria Suelen venceu a francesa Anne-Sophie Mondiere. A paulista conseguiu um wazari logo aos 1min13s de luta e administrou a vantagem até o final.

*Atualizada às 7h09

Brasileiros em Londres - dia 7
Brasileiros em Londres - dia 7

UOL Cursos Online

Todos os cursos