Rafael Silva conquista o bronze, e Brasil bate recorde de medalhas no judô

José Ricardo Leite

Do UOL, em Londres (Inglaterra)

  • REUTERS/Kim Kyung-Hoon

    Rafael Silva conquistou a quarta medalha do Brasil no judô, um recorde em Olimpíadas

    Rafael Silva conquistou a quarta medalha do Brasil no judô, um recorde em Olimpíadas

Rafael Silva assegurou uma medalha histórica para o judô brasileiro em Londres. Ao derrotar o sul-coreano Kim Sung-Min na disputa pelo bronze da categoria acima de 100 kg, ele conquistou o quarto pódio da seleção no tatame, um recorde para o Brasil em Olimpíadas.

Com o bronze de Rafael, o judô do Brasil encerra sua participação com quatro medalhas. Silva agora se junta a Sarah Menezes (ouro), Mayra Aguiar (bronze) e Felipe Kitadai (bronze), outros medalhistas do esporte nesta Olimpíada.

É a melhor campanha do judô brasileiro na história em Olimpíadas, superando de vez as três medalhas conquistadas nos Jogos de Los Angeles em 1984. A marca de quatro pódios também era a meta traçada pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) para Londres.

Rafael ainda atingiu outro feito histórico: conquistou a primeira medalha do Brasil entre os pesos pesados do judô em Olimpíadas. 

Terceiro do ranking, Rafael já tinha enfrentado o sul-coreano quarto do mundo outras três vezes, com duas vitórias, incluindo a última no Grand Slam de Paris em fevereiro deste ano. Em Londres, a luta começou truncada, com o brasileiro se defendendo bem das entradas rápidas do adversário.

Depois de cinco minutos sem pontuação, os dois foram para o golden score com uma punição cada. O sul-coreano acumulou uma segunda advertência e, com um yuko, Rafael assegurou a medalha.

'ME IDENTIFICO COM RAFAEL'

  • Após a medalha, Ronaldo Fenômeno brinca com o peso no parabéns ao judoca: “me identifico com Rafael Baby”

“Estou muito feliz, é muito gratificante representar bem o Brasil, ali na disputa do bronze é tudo ou nada, mas o Brasil inteiro estava torcendo para mim e eu fiquei muito feliz”, comentou Rafael ao canal Sportv depois da conquista. 

Além do judô, somente a natação deu uma medalha ao Brasil até agora, com a prata de Thiago Pereira nos 400 m medley.

Rafael Silva, também conhecido como “Baby”, venceu suas duas primeiras lutas, contra islandês Thormoduz Jonsson e o lituano Marius Paskevicius.

Depois, perdeu combate muito equilibrado para o russo Alexander Mikhaylin, ex-campeão mundial. O duelo, que valia vaga para as semifinais, foi para a decisão dos juízes depois de empates no tempo normal e no golden score.

Depois, na repescagem, Silva novamente foi para a decisão nas mãos dos juízes e venceu o húngaro Barna Bor.

O campeão da categoria foi o francês Teddy Rinner, que já venceu o título mundial seis vezes e entrou como grande favorito na disputa. Na final, ele derrotou o algoz de Rafael, o russo Alexander Mikhaylin, por um wazari.

"JUDÔ BRASILEIRO DEIXA BOA PERSPECTIVA PARA RIO-2016"

Brasileiros em Londres - dia 7
Brasileiros em Londres - dia 7

UOL Cursos Online

Todos os cursos