Cielo tenta esconder frustração, mas chora e diz que bronze foi "para não ficar tão ruim"

José Ricardo Leite

Do UOL, em Londres (Inglaterra)

  • Flavio Florido/UOL

    Nadador brasileiro Cesar Cielo chora ao sair do pódio após o bronze nos 50 m livre

    Nadador brasileiro Cesar Cielo chora ao sair do pódio após o bronze nos 50 m livre

O brasileiro Cesar Cielo tentou não demonstrar desapontamento com a medalha de bronze nos 50 m livre, em prova que era esperado o ouro, e procurou maneiras de valorizar o terceiro lugar nos Jogos Olímpicos de Londres. Mas, ao deixar o pódio, a emoção falou mais alto, e ele chorou.

Cielo não falou em decepção, mas, usou a palavra "derrota" ao sair da água e admitiu que esta não era a medalha que queria. Tentou valorizar o bronze com mais uma em seu currículo.

“De qualquer forma, peguei mais uma medalha olímpica para minha carreira. Não vou mentir, queria ter nadado melhor, mas eu acho que essa medalha foi conquistada em grande prova, ele [Manaudou] realmente mereceu”, falou.

“Não [está decepcionado], porque eu fiz o melhor que tinha, fiz tudo que poderia fazer com o que eu tinha. Se saísse algo errado, estaria mais triste. Não estou 100% satisfeito, mas é a terceira medalha olímpica da minha carreira, apesar de ser a de ouro que eu queria, é mais uma. É uma medalha importante no meu quadro de medalhas e mundiais. Pra não ficar tão ruim, uma medalha de bronze”, falou.

No momento de receber a medalha olímpica, o nadador mostrou aquilo que ele disse não sentir: decepção. Foi com um sorriso tímido que ele ganhou o bronze. Em seguida, ao sair do pódio, conversou com o pai e a mãe, na torcida, e caiu no choro. Em Pequim-2008, as lágrimas foram de felicidade. Dessa vez, foram de tristeza.

O francês Florent Manaudou, o mais jovem da final olímpica, venceu a prova com o tempo de 21s34. O norte-americano Cullen Jones, que havia avançado como o melhor tempo das semis, com 21s54, ao lado de Cielo, repetiu a mesma marca para ficar com a medalha de prata.

O brasileiro campeão em Pequim-2008 foi bronze com 21s59, enquanto o compatriota Bruno Fratus, que fez sua estreia olímpica, foi quarto colocado com 21s61, a melhor marca de sua carreira.

Cielo chegou a culpar o cansaço pelo desempenho. “[Pesou] o cansaço, foi quarto dia de competições pra mim. Eu fui o único que nadou as três eliminatórias dos 100 m livre e não tive descanso, já fui para os 50 m livre. Então, pesou um pouquinho. Estava com a explosão um pouco comprometida”, falou o brasileiro.

O nadador disse ainda que sentiu a falta de explosão em função do cansaço. Cielo não largou bem na prova. “Minha perna não estava respondendo do jeito que estou acostumado. Chegou nos 50 m eu estava um pouquinho gasto e queimado de velocidade. Faltou esse pouquinho para conquistar a medalha de ouro. Minha perna não respondeu do jeito que eu estou acostumado”, disse.

"A VITÓRIA DE FLORENT MANAUDOU FOI UMA ZEBRA"

Brasileiros em Londres - dia 7
Brasileiros em Londres - dia 7

UOL Cursos Online

Todos os cursos