Brasileira do peso faz melhor marca da vida e precisa domar descontrole eufórico de técnico

Bruno Freitas

Do UOL, em Londres (Inglaterra)*

  • REUTERS/Dominic Ebenbichler

    Brasileira Jaqueline Ferreira comemora após quebrar recorde brasileiro de levantamento de peso

    Brasileira Jaqueline Ferreira comemora após quebrar recorde brasileiro de levantamento de peso

A cada aparição de Jaqueline Ferreira no tablado de competição do levantamento de peso olímpico nesta sexta-feira, o técnico romeno Dragos Stanicas protagonizava um show de vibração do lado da competidora. A brasileira conseguiu a melhor marca de sua vida na disputa da categoria até 75 kg e terminou entre as dez melhores do mundo (8º lugar), em desempenho que inspirou um repertório de pulos e gritos de seu treinador. Ela acabou na oitava colocação.

  • Bruno Freitas/UOL

    Mais calmo após a competição, técnico Stanica comemora bom desempenho de Jaqueline Ferreira

Jaqueline Silva foi a segunda melhor de sua bateria, com peso combinado de 230 kg, somando desempenho no arranque (102 kg) e arremesso 128 kg. Estes números deram à brasileira status de top 10, mas com distância do pódio.

O principal objetivo da brasileira em Londres era lutar contra a sua própria marca, de 222 kg, estabelecida no Mundial de 2010. Assim, depois do melhor desempenho de sua carreira, sem falhas em seis tentativas, a atleta conteve a euforia de Stanicas.

"Ele até que está calmo hoje. Mas eu digo que fazemos um trabalho psicológico um com o outro. Eu preciso fazer com que ele não me deixe nervosa, e ele fala que não vai ficar nervoso se eu for bem. Mas eu adoro ele, é como um segundo pai, não largo ele por nada", declarou Jaqueline após a competição olímpica.

O romeno admite o lado intempestivo do lado de seus atletas em competição. Durante vários momentos do evento desta sexta o treinador da brasileira foi flagrado pelas câmeras pulando, se descabelando e abraçando técnicos adversários.

"É sempre assim, às vezes até voam as coisas que estão do meu lado. Duro quando eu tenho que comandar uma equipe de 15 atletas, fico muito cansado", declarou o enérgico treinador romeno, há dez anos no Brasil e nove trabalhando na orientação de Jaqueline.

Mesmo antes do complemento de competição, a brasileira já comemorava seu desempenho. Foram duas semanas de treinamento severo na Inglaterra, e a agora a missão é comemorar em alto estilo, junto aos amigos e a família em Duque de Caxias, região metropolitana do Rio de Janeiro.

"Vou chegar domingo e já vou cair na farra. Vai ter churrasco em casa, para comemorar minha volta e o aniversário do meu pai, que foi nesta semana", afirmou a atleta de 25 anos.

A carioca Jaqueline Ferreira é a segunda brasileira a representar o país na disputa do levantamento de peso olímpico. Há 12 anos, em Sydney, a equipe nacional teve Maria Elizabeth Jorge como representante. A carioca disputou dois Jogos Pan-Americanos - Rio de Janeiro (2007) e Guadalajara (2011) -, e acumula títulos como o Campeonato Brasileiro e o Sul-Americano juvenil.

Além de Jaqueline, o Brasil conta com Fernando Reis no levantamento de peso na Olimpíada. O atleta da categoria acima de 105 kg competirá na próxima terça-feira.

* atualizada às 14h01

Brasileiros em Londres - dia 7
Brasileiros em Londres - dia 7

UOL Cursos Online

Todos os cursos