Após set com 46 games, brasileiros batem tchecos e vão às quartas no tênis de duplas

Do UOL, em São Paulo

  • Paulo Moriguti/CBT

    Marcelo Melo e Bruno Soares posam ao lado de placar após vitória sobre dupla tcheca

    Marcelo Melo e Bruno Soares posam ao lado de placar após vitória sobre dupla tcheca

Foram mais de quatro horas divididas em dois dias de partida, mas os brasileiros Marcelo Melo e Bruno Soares seguem adiante nos Jogos Olímpicos. A dupla derrotou nesta quarta-feira os tchecos Tomas Berdych e Radek Stepanek por 2 sets a 1, com parciais de 1/6, 6/4 e 24/22 em quatro horas e 21 minutos. Foi o mais longo terceiro set em partidas de duplas em Olimpíadas.

"Eu não sabia sobre o recorde porque já vimos uma série de jogos longos em Wimbledon. Não tínhamos ideia, ninguém nos falou sobre isso. Estávamos pensando apenas em vencer", falou Soares.

"Sabíamos que ia ser difícil, especialmente depois de ontem (terça). Foi demais, uma grande atmosfera, uma grande partida, especialmente porque ganhamos", comemorou Melo.

Com a vitória, Melo e Soares passaram às quartas de final e estão a dois jogos de uma medalha inédita para o Brasil. Seus próximos adversários em Londres serão os vencedores de Índia x França. Leander Paes e Vishnu Vardhan, especialistas em duplas, enfrentam Michael Llodra e Jo-Wilfried Tsonga.

NÚMEROS DO DUELO

  • 46

    games

    teve o terceiro set

  • 191

    minutos

    foi a duração da parcial

  • 30

    erros não forçados

    cometeram os brasileiros

  • 57

    winners

    fizeram Melo e Soares

O duelo, iniciado na terça, parecia que seria fácil para a parceria da República Tcheca. Em ritmo arrasador, Berdych e Stepanek acertaram bolas precisas e converteram três de nove break points, vencendo o primeiro set por 6/1.

Melo e Soares conseguiram equilibrar as ações na parcial seguinte. Os brasileiros cometeram muitos erros não forçados, mas, sacando melhor, foram superiores. Os adversários até conseguiram uma quebra de serviço, mas a dupla do Brasil derrubou o saque rival duas vezes e levou a melhor: 6/4.

Berdych e Stepanek passaram a errar bastante no terceiro set, mas ainda sacavam bem. O equilíbrio foi tamanho que a parcial de estendeu por mais de três horas e a partida foi interrompida por falta de luz natural.

No reinício, já nesta quarta-feira, os brasileiros foram superiores. Com uma quebra no 45º game, Melo e Soares abriram vantagem e só tiveram o trabalho de confirmar na sequência para vencer em 24/22.

Curiosamente, o francês Tsonga também passou por uma maratona na Olimpíada, mas na chave de simples. Na terça, o francês precisou de quase quatro horas, três delas somente no terceiro set, para fazer 2 a 1, com parciais de 6/3, 3/6 e 25/23, no canadense Milos Raonic. O duelo quebrou recorde por ter o mais longo terceiro set da história dos Jogos.

Murray vence mais uma e mantém sonho do ouro em casa

  • Tenista da casa nesta edição dos Jogos Olímpicos, o britânico Andy Murray segue em busca do sonho da medalha de ouro. Após tomar um susto no primeiro set, o quarto colocado no ranking mundial virou para cima de Marcos Baghdatis, do Chipre: 2 a 1, com parciais de 4/6, 6/1 e 6/4. Nas quartas de final, Murray terá pela frente o espanhol Nicolas Almagro, que passou pelo belga Steve Darcis também por 2 a 0 (7/5 e 6/3).

Djokovic vira sobre Hewitt e alcança as quartas de final

  • O sérvio Novak Djokovic precisou virar sobre o australiano Lleyton Hewitt para continuar vivo na Olimpíada de Londres. Após perder o primeiro set por 6/4, “Nole” marcou 7/5 na segunda parcial e deslanchou na terceira: 6/1. Destaque para o grande número de aces que o vice-líder do ranking anotou no jogo: 16. Seu próximo adversário nos Jogos será o francês Jo-Wilfried Tsonga, que passou por maratona na terça-feira e nesta quarta superou o espanhol Feliciano Lopez por 2 a 0 (7/6 e 6/4).

Brasileiros em Londres - 5º dia
Brasileiros em Londres - 5º dia

UOL Cursos Online

Todos os cursos